NOTÍCIAS

Região central de SP tem 12ª queda consecutiva dos casos de roubos | Governo do Estado de São Paulo

DownloadGoverno de SP: DivulgaçãoPatrulhamento da PM na região central de SP

O Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso analisou que entre os dias 20 de junho e 28 de junho os roubos e furtos na região da Santa Cecília e Campos Elíseos caíram 46% e 20% em relação à primeira semana dos resultados (27 de março a 2 de abril).

Essa é a 12ª semana de queda dos indicadores na região. Se comparar a última semana de análise com os mesmos dias de 2022, também foi percebido uma queda dos indicadores de 31% nos roubos e 4% nos furtos. No mês de maio a redução foi de 20,3% e 22,6%.

 
 
   

Desde o começo do ano a Secretaria da Segurança Pública vem adotando medidas no combate aos crimes na região. A primeira delas foi o reforço no policiamento de 120 homens que realizam o patrulhamento ostensivo e preventivo.

Outra medida é o uso de tornozeleiras eletrônicas de presos que são liberados em audiências de custódia. Há um trâmite em andamento com o Tribunal de Justiça para essa medida ser coloca em prática. A pasta tem os equipamentos para o projeto piloto e já capacitou os profissionais. Essa ação ela é importante para tentar evitar a reincidência criminal, que é prejudicial tanto para a segurança pública quanto para a população. Estima-se que cerca de 60% dos crimes são cometidos por suspeitos reincidentes.

Outra medida que está em andamento é a parceria com o poder judiciário para os policiais poderem monitorar mais de perto os suspeitos que estão cumprindo pena em liberdade, seja ela qual for, e se estão cumprindo corretamente as regras desse regime.