NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba proporciona visita de profissionais da rede municipal de ensino ao Instituto Adimax de treinamento de cães-guias e de assistência – Agência de Notícias

 

Profissionais que participaram da visita são integrantes da Divisão de Educação Especial da rede e puderam conhecer, de perto, esse trabalho, que, em breve, também beneficiará alunos do ensino municipal da cidade.

 
 
   

 

O trabalho com pessoas com deficiência (PCD), especialmente quando o foco é a educação de crianças e adolescentes, requer muita sensibilidade, empatia e cuidado por parte dos profissionais que atuam com os alunos. E, com o objetivo de aguçar, ainda mais, essas habilidades, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, propôs uma atividade diferente a todos os profissionais que integram a Divisão de Educação Especial da rede municipal de ensino. Assim, foi realizada uma visita ao Instituto Adimax, anteriormente conhecido como Instituto Magnus, localizado na cidade de Salto de Pirapora (SP).

Psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores e profissionais da área administrativa dessa Divisão da Sedu puderam conhecer, nessa visita, como é feita a seleção e o adestramento de cães-guias e também como é realizado o trabalho para adequar a rotina desses cães, primeiramente, ao convívio social e, depois, à pessoa com deficiência visual que ele irá acompanhar no dia a dia. É um trabalho longo e primoroso, que vai desde a criação dos filhotes, até o treinamento de cães-guias e cães de assistência.

A equipe da Sedu recebeu uma detalhada explicação sobre a história do Instituto e de todo o trabalho desenvolvido. Após essas explanações, os visitantes puderam conhecer as dependências do local, acompanhados da deficiente visual Kátia, que é uma das pessoas que recepciona os visitantes e que pôde apresentar, além da história do Instituto, todos os espaços disponíveis, explicando o passo a passo do processo de treinamento.

Os profissionais da Educação também passaram pela experiência de atravessar o túnel sensorial, usando óculos especiais e, desse modo, puderam ter uma noção sobre como a pessoa com deficiência visual percebe o espaço ao seu redor. Guiados pelos sons, por cheiros e ultrapassando obstáculos, os profissionais da Sedu puderam perceber, por meio desse tour, como são as dificuldades que as pessoas com deficiência visual enfrentam em sua vida cotidiana.

“Pudemos, nesta visita tão significativa, vivenciar a importância de a nossa Equipe Multidisciplinar conhecer os processos que acontecem até a entrega dos cães às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), haja vista que alguns estudantes da rede municipal de ensino estão em processo para recebimento do cão de assistência. Este animalzinho auxilia na regulação sensorial e emocional das crianças, propiciando mais autonomia e independência a elas e, com isso, também favorecendo o processo de ensino e aprendizagem”, ressalta a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Michele Loriano.

O Instituto Adimax foi criado em 2015 e, desde então, se dedica ao treinamento de cães-guias e cães de assistência, destacando-se como um dos únicos locais no País onde é realizada essa atividade. Para saber mais sobre o Instituto, acesse o link: https://institutoadimax.org.br/.

Fotos: Sedu/Divulgação