Ter 27 junho 2023 18:00 atualizado em Ter 27 junho 2023 18:06
Escola e Secretaria de Saúde realizaram seminário virtual sobre ferramenta de diagnóstico de processos de trabalho da saúde bucal
Encontro foi destinado a coordenadores municipais de saúde bucal e já está disponível no Youtube da Escola
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram nesta terça-feira (27/6), o webinário "A Ferramenta de Diagnóstico do Estágio de Implantação dos Macro e Microprocessos da APS na Saúde Bucal (DEIMM- APS SB)", transmitido pelo canal da Escola no YouTube. O evento, voltado para os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, faz parte das atividades do curso "Saúde bucal e o cuidado integral à gestante: interface entre APS e AAE", que está inserido na 3ª onda de expansão do Projeto Saúde em Rede e do projeto piloto da Macro Jequitinhonha. O Saúde em rede é um projeto estratégico da SES-MG, em parceria com a ESP-MG.
Durante o webinário foi apresentado e discutido o potencial da ferramenta (DEIMM- APS SB) de diagnóstico do estágio de implantação dos macroprocessos e microprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) na saúde bucal para detectar a organização dos processos de trabalho. Também teve como objetivo preparar os coordenadores e coordenadoras de saúde bucal para o preenchimento dos dados que são solicitados por esse instrumento. A ferramenta de diagnóstico é um instrumento estratégico que permite ao gestor e aos profissionais das equipes de saúde bucal identificar o estágio de organização dos processos de trabalho na APS, conforme as diretrizes propostas pelo referencial teórico-metodológico do Modelo de Construção Social da APS.
A Ferramenta é composta por 27 questões distribuídas em três domínios: macroprocessos básicos, microprocessos básicos e outros macroprocessos.
A temática do webinário foi exposta e debatida pela cirurgiã-dentista, especialista, mestre e doutora em Saúde Coletiva e coordenadora estadual de Saúde Bucal (SES-MG), Jacqueline Silva Santos, e a mediação foi conduzida pela trabalhadora da ESP-MG, Ludmila Brito e Melo Rocha. O webinário está disponível neste canal.