Sex 23 junho 2023 12:35 atualizado em Sex 23 junho 2023 12:37
Metrô da Região Metropolitana de BH diminui tempo de viagem entre estações
Agilidade no deslocamento é uma das primeiras melhorias implantadas após a concessão do serviço
Metrô BH / Divulgação download da imagem
O tempo médio das viagens do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, em Belo Horizonte, foi reduzido de 25 minutos e 42 segundos, em março, para 18 minutos e 54 segundos em junho. No sentido contrário, entre a estação Vilarinho e a estação Central, também houve redução, passando de 25 minutos e 42 segundos em março, para 25 minutos e 30 segundos em junho. A melhoria é uma das primeiras a serem oferecidas aos usuários pouco mais de três meses após a assinatura do contrato de concessão do serviço pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). A redução foi possível a partir da utilização de estratégias operacionais inteligentes na circulação de trens implementadas pela concessionária Metro BH. A expectativa da empresa é que o tempo seja reduzido ainda mais nos próximos meses, proporcionado o deslocamento cada vez mais rápido e eficiente para os usuários. Concessão O metrô da RMBH foi concedido à iniciativa privada em 22/12/2022, em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa. A concessionária Metrô BH será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população. O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente. Melhorias As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente e estações, iluminação, hidráulico, entre outros, resultando em melhoria na qualidade de prestação de serviço ao usuário, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens. No dia 15/6, foram iniciados os testes para oferecer internet wi-fi gratuito nos trens. A expectativa é que até o fim de julho o serviço esteja em pleno funcionamento nos trens e estações. O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel. Veja os próximos passos das obras de melhoria e ampliação do mêtro: