A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou ações de sensibilização sobre o tema do trabalho infantil e os malefícios advindos dessa prática. As atividades visaram orientar as famílias atendidas pela rede CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Assim, em referência ao Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12), junto ao ITEMM (Instituto Técnico Educacional Mirian Menchini) e ao Projeto Buscando a Paz, foram reunidas as famílias para uma tarde de reflexão sobre o tema e realizadas oficinas para a confecção de pipas e cataventos com as crianças e os adolescentes participantes. Os cataventos são o símbolo do movimento de combate ao trabalho infantil.
O bate-papo com as famílias e as oficinas aconteceram na sede do projeto Buscando a Paz, localizado no Jardim das Paineiras, na Zona Norte da cidade. Ambas as ações contaram com a liderança do supervisor social do ITEMM, Filipe Torelli, além da participação de outros colaboradores do Instituto e de entidade sem fins lucrativos que atuam na capacitação de jovens na modalidade Aprendiz, buscando sua preparação para o mercado de trabalho. Participaram do evento, aproximadamente, 70 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes.
“Esse tipo de ação, que informa e esclarece a população, é muito importante para complementar todo o trabalho realizado pelo Município, em parceria com entidades e órgãos do setor, de prevenção e combate ao trabalho infantil”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
Fotos: Divulgação