NOTÍCIAS

Escola em Cosmos recebe intervenções urbanísticas do programa A Caminho da Escola 2.0 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O programa A Caminho da Escola 2.0 sera implantando no EDI Professora Marly dos Santos Oliveira – Divulgação

A CET-Rio informa que, na segunda-feira (5/6), será inaugurada mais uma intervenção urbanística do programa A Caminho da Escola 2.0. Desta vez o projeto, uma iniciativa da CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras, será implantado no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Marly dos Santos de Oliveira, em Cosmos, às 9h30. Equipes multidisciplinares de profissionais que atuam no programa visitaram a escola para realizar ações de educação para o trânsito e, com o apoio dos alunos e professores, construíram o projeto de intervenções urbanísticas, com base na realidade do tráfego no entorno da instituição. Após os alunos aprovarem o projeto, as modificações nas vias foram realizadas para melhorar a organização e a segurança no trânsito da região.

O entorno do EDI Professora Marly dos Santos Oliveira passou pelas seguintes modificações:

 
 
   

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola: além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade 2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar: para alertar os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola 3. Extensão da calçada (áreas verdes): para ampliar o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos 4. Redução do raio de curvatura nas interseções: para reduzir a velocidade de conversão dos veículos para proporcionar maior segurança aos pedestres 5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre: para proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias 6. Redução da distância das travessias: para reduzir o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores 7. Reforço da sinalização horizontal existente: para tornar o espaço mais legível 8. Instalação de balizadores e tachões para proteger as extensões de calçada (áreas verdes), oferecer maior segurança aos pedestres e impedir o uso irregular destes espaços 9. Instalação de sinalização vertical: para transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordenar os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito 10. Ordenamento do estacionamento: é realizado ao longo das ruas que dão acesso à escola para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres 11. Implantação de vagas de embarque/desembarque: para facilitar a entrada e a saída das crianças da escola 12. Implantação de vaga para pessoas com deficiência: para facilitar o embarque e o desembarque de alunos com deficiência 13. Criação de ciclofaixas: para oferecer maior segurança aos ciclistas e incentivar o uso de modos ativos como meio de transporte; e 14. Implantação de rotatória: para ordenar os diversos fluxos na via Caminho de Tutoia

O conjunto de ações enfatizou as regras a serem obedecidas por todos que circulam nas vias, contribuindo para o exercício da cidadania, além de incentivar o uso de meio de transporte sustentável, como os coletivos públicos, bicicleta e a locomoção a pé em prol da saúde e do meio ambiente.

Os princípios norteadores do programa consistem em convidar a comunidade escolar a pensar a cidade em parceria com o poder público, promover a criação de um espaço público de boas práticas, além do sentimento de pertencimento da comunidade escolar ao meio onde vive para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Projeto “Coretos – a História na Rua” vai abordar os clubes sociais e recreativos do subúrbio

1 de junho de 2023

Grupo de pessoas com deficiência vai conhecer fábrica da Comlurb que monta vassouras e reaproveita materiais

1 de junho de 2023

Alterado o horário de fechamento dos túneis Acústico e Zuzu Angel por causa do Fla-Flu

1 de junho de 2023

Vila Olímpica do Mato Alto terá representante de karatê nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

1 de junho de 2023

Prova de vida de inativos e pensionistas da Prefeitura do Rio pode ser feita por meio digital ou presencial em junho

1 de junho de 2023

< Voltar