As equipes do programa “HumanizAção” realizaram, ao longo da noite de sexta-feira (12) até a madrugada deste sábado (13), mais uma ação de abordagem social especializada às pessoas em situação de rua em diferentes pontos de Sorocaba.
Os profissionais prestaram atendimentos a 50 pessoas, sendo que 29 delas aceitaram receber acolhimento no SOS (Serviço de Obras Sociais). Na entidade, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.
Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais das Secretarias de Governo (Segov), de Segurança Urbana (Sesu), da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
As equipes do “HumanizAção” percorreram os seguintes endereços: Praça Dom Tadeu Strunck, Avenida São Paulo, Praça Coronel Fernando Prestes, Praça do Relógio, Ponte Humberto de Campos, Parque “Carlos Alberto de Souza”, Rua Indianópolis, Avenida Brasil, Praça Edmundo Valle, Praça Marcelino Rusalen Netto, Ponte Salomão Pavlovsky, Terminal de Transferência da Nogueira Padilha, Praça Lions, Praça dos Bombeiros, Rua Moacyr Figueira, Rua Comendador Hermelino Matarazzo, Avenida Armando Salles de Oliveira, Rua Camilo José Cury, além de imediações da Rodoviária, da UPH Zona Norte, do Cemitério da Saudade, do CADQ (Centro de Atenção ao Dependente Químico) e da antiga Drurys.
Os munícipes podem sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania e 153, da GCM.
Foto: Arquivo/Secom