A Prefeitura plantou uma árvore de Babosa Branca na Avenida Padre Leonel Franca, na Gávea – Divulgação
A Subprefeitura da Zona Sul, em parceria com a Fundação Parques e Jardins, realizou, na manhã deste sábado (29/4), o plantio de uma árvore de Babosa Branca, nativa da Mata Atlantica, na Avenida Padre Leonel Franca, na Gávea, em frente a um grande painel de publicidade que, segundo denúncias, seria o motivo das árvores estarem sendo arrancadas do local. A vice-presidente da Associação de Moradores da Gávea (AMA Gávea), Luiza Carneiro, uma das responsáveis pela denúncia do corte ilegal, também participou do plantio.
No dia 11 de abril, a Subprefeitura recebeu a denúncia dos moradores sobre o suposto corte de árvores para garantir a visibilidade de painéis publicitários no canteiro central da Avenida Padre Leonel Franca e imediatamente se mobilizou para encontrar os responsáveis. Imagens das câmeras do Centro de Operações Rio (COR) foram coletadas e entregues pelo subprefeito Flávio Valle à 14ª DP, juntamente com a queixa de crime ambiental. Vale lembrar que esta não é a primeira vez a Subprefeitura recebe este tipo de denúncia. No início do ano, um caso semelhante aconteceu na Praça Antero de Quental, no Leblon. No local, a Subprefeitura da Zona Sul realizou o plantio de um Ipê amarelo, também nativo da Mata Atlântica.
Além do plantio da árvore e da apresentação da queixa crime, a Subprefeitura também oficiou o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado do Rio de Janeiro, associação que representa as empresas de publicidade outdoor, sobre as denúncias recebidas e solicitou esclarecimentos, mas até o momento não houve qualquer retorno.
– Fizemos o plantio simbólico desta árvore de Bobosa Branca e posteriormente vamos recuperar todo o canteiro degradado junto a Fundação Parques e Jardins. Também vamos instalar novas câmeras de segurança para que outros crimes ambientais não voltem a acontecer no local. A mensagem que queremos passar é que as árvores são prioridade para a nossa cidade – afirmou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.
Para a vice-presidente da AMA Gávea, Luiza Carneiro, é um absurdo o que vem sendo feito com as árvores por conta de painéis publicitários, incluindo os instalados em bancas de jornais.
– Em prol da visibilidade, estão tirando árvores em vários locais. É uma agressão ao meio ambiente, um desrespeito com a cidade e os cidadãos. Continuaremos atentos, fiscalizando e denunciando o vandalismo.
A Babosa Branca é uma árvore de grande porte que possui grande beleza, podendo ser encontrada em diversas regiões do país. Um de seus principais atrativos são suas flores brancas, que florescem em abundância durante diferentes meses do ano, garantindo uma excelente qualidade visual.
As duas novas câmeras de segurança que serão instaladas na região nos próximos dias também serão fixas, mas desta vez serão instaladas mais baixas para garantir melhor visualização.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: AMA Gávea árvores Gávea Parques e Jardins plantio Subprefeitura da Zona Sul
Notícias
Rua de Benfica será interditada neste domingo para içamento de equipamento
29 de abril de 2023
Cidade do Rio recebe a partir de segunda-feira o maior festival de tecnologia do mundo
29 de abril de 2023
Faixa da Francisco Bicalho será interditada para obras do Terminal Gentileza
28 de abril de 2023
CET-Rio monta operação de tráfego para jogo entre Flamengo e Botafogo
28 de abril de 2023
Avenida Brasil terá interdições para retirada de passarela em Ramos
28 de abril de 2023