A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promoveu nesta terça-feira (25/04), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), o encerramento da Campanha Abril Laranja. Foram discutidas questões sobre o enfrentamento e combate aos maus-tratos contra animais, assim como estratégias e soluções.
Além do secretário da SMPDA, Vinicius Cordeiro, e do Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB RJ, Reynaldo Velloso, a solenidade, que aconteceu na sede da OAB/RJ, contou com a participação de Renato Almeida, Diretor Geral do Instituto Mov Rio e coordenador do Disque Denúncia (Linha Verde) e Dr. André Siqueira, Superintendente Executivo e Jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária/RJ (CRMV/RJ).
Foram apresentados números e estatísticas oriundos da Central 1746, da Prefeitura do Rio, e do Disque Denúncia. Em 2022, a SMPDA atendeu 4.971 chamados. No primeiro trimestre de 2023 foram 1.433 atendidos. O Disque Denúncia recebeu quase 12 mil chamados em 2022 no estado do Rio, sendo 57% da capital. Na capital, mais de 50% das denúncias de maus-tratos ocorrem na Zona Oeste, sendo Campo Grande o bairro de maior incidência de casos, seguido de Realengo. Os cães respondem por mais de 80% das denúncias, seguidos por gatos (10%) e cavalos (4%).
De acordo com Renato Almeida, o segundo crime mais denunciado, depois do tráfico de drogas, é maus-tratos contra animais:
– Nos últimos cinco anos tivemos quase 42 mil denúncias e, em 2023, já passamos das 5 mil denúncias. Estamos trabalhando o projeto Linha Animal, junto com o Linha Verde, mas como hoje o crime contra animais representa 67% a 70% do total dos crimes ambientais, a intenção é separar esse projeto do Linha Verde.
O secretário Vinicius Cordeiro destacou a importância da integração de vários setores da sociedade em prol dos animais:
– Fundamental a campanha para evidenciar a necessidade, através das estatísticas e números apresentados, de aumentar e intensificar as ações de combate ao tráfico e aos maus-tratos contra os animais no município e no estado. Como parte da solução de problemas, é fundamental a integração de diversos órgãos e atores.
A SMPDA esteve presente com profissionais do Departamento de fiscalização, da Gerência de Animais Comunitários, da Educação e da Fazenda Modelo. Também participaram representantes da CDPA da OAB Barra, da OAB Leopoldina e da OAB Nilópolis.
Campanha faz alerta contra maus-tratos
O objetivo da Campanha Abril Laranja é prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel de combater veementemente a crueldade contra todos os bichos, não apenas cães e gatos, mas também animais de produção, silvestres e exóticos.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: abril laranja Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro SMPDA
Notícias
Atleta Olímpico de Tiro Esportivo recebe integrantes da Vila Olímpica Dias Gomes e visita equipamento esportivo
25 de abril de 2023
Ministério do Trabalho convoca empresas que não cumprem a Lei da Aprendizagem Profissional para evento no Planetário
25 de abril de 2023
Secretaria de Ordem Pública intensifica ações de ordenamento na Zona Sul e no Centro
25 de abril de 2023
Entorno do Maracanã terá interdições para jogo do Flamengo pela Copa do Brasil
25 de abril de 2023
Município do Rio de Janeiro lançará inédita Rede Global de Cidades Antirracistas
25 de abril de 2023