Qua 19 abril 2023 18:00 atualizado em Qua 19 abril 2023 18:47
Residência em Oftalmologia do Ipsemg se destaca na prova do CBO 2023
Pelo quarto ano consecutivo, instituição conquista os melhores resultados, o que garantiu o título de 1° lugar em Minas e o 6° lugar no Brasil
Anualmente, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza a Prova Nacional de Oftalmologia para que médicos formados e devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM) se habilitem para o Título de Especialista em Oftalmologia.
Na edição de 2023, pela quarta vez, os residentes do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em Oftalmologia alcançaram os melhores resultados nesta avaliação, ficando entre as dez instituições que mais pontuaram.
Arquivo Pessoal Aline Purri
“A residência de Oftalmologia no Instituto é concorrida e sempre entram bons residentes. Isso soma-se a um programa de residência organizado, que conta com preceptores de alto nível e que valoriza o conhecimento prático e teórico do aluno” pontua a coordenadora do curso de Residência Médica em Oftalmologia do Ipsemg, Vanessa Waisberg.
Critério de avaliação
Mais de 100 instituições participaram da prova realizada em janeiro de 2023. A nota média do Ipsemg foi de 7,956 o que garantiu o título de 1° lugar em Minas Gerais e o 6° lugar no Brasil. “A prova do CBO é uma prova de alta performance. Essa colocação para a Residência em Oftalmologia do Ipsemg reforça o alto grau de credibilidade e reconhecimento da instituição”, destaca Vanessa Waisberg.
Para conquistar o título de oftalmologista, o médico residente precisa ir bem nas provas teóricas de conteúdos sobre ciências básicas em Oftalmologia e sobre Oftalmologia Clínico-Cirúrgica e, também, na prova Teórico-Prática que deve ser respondida a partir da análise de imagens e vídeos, referentes a estudo de caso.
A aprovação exige que o residente tenha uma média das três provas de pelo menos 65%, sendo que a nota mínima de cada prova é de pelo menos 60%. A classificação é feita por instituição, no qual os examinadores realizam um ranking com a média de nota de todos os residentes de cada serviço.
Formação de excelência
Apesar da prova da CBO não ser uma exigência para os médicos que realizam a residência pelo Ministério da Educação (MEC), os residentes do Ipsemg têm a tradição de realizar o exame.
A oftalmologista, Alice Purri Coelho e Souza, participou do exame e obteve uma das notas destaques. Para ela, a residência do Ipsemg foi essencial para o bom desempenho de todos residentes na prova. “Nossos preceptores são extremamente competentes e preocupados com o nosso aprendizado. Essa colocação é um reflexo da nossa formação de excelência, do nosso esforço e empenho nos estudos, e de nosso entrosamento enquanto equipe” esclarece a médica.
Residência Médica do Ipsemg
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abre, anualmente, inscrições para o Processo de Seleção em Residência Médica. O programa regulamentado pela Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, é adotado pelo instituto desde década de 80.
O último edital selecionou 88 candidatos em 29 especialidades da Medicina. Para mais informações, acesse aqui e clique na aba Residência médica.