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Programa “Cidadania Itinerante” atende mais de 200 pessoas em Sorocaba – Agência de Notícias

 

 

 
 
   

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba e com as Secretarias da Justiça e Cidadania, de Desenvolvimento Regional e de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, encerrou, nesta sexta-feira (14), o programa “Cidadania Itinerante”. Ao todo, mais de 200 pessoas foram atendidas na ação, que ocorreu desde a última terça-feira (11).

A cada dia, a iniciativa ocorreu em um ponto da cidade, respectivamente: Parque das Laranjeiras, Éden, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Ipiranga. Nesses locais, em um ônibus itinerante, foram disponibilizados serviços gratuitos de utilidade à população, como: agendamento para emissão de 2ª via do RG; 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito; Atestado de Antecedentes Criminais; pedido de emissão de Carteira de Trabalho Digital; entrada no Seguro-desemprego; emissão de 2ª via do CPF; emissão de 2ª via de contas diversas (água, luz, etc) e auxílio na elaboração de currículos.

“É uma iniciativa voltada, sobretudo, às pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não têm acesso a computador e internet para requisitar esses serviços. Um sucesso de trabalho realizado, que mostra a parceria entre diferentes esferas de governo, juntando Prefeitura, Câmara e Estado”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. Ele esteve nesta sexta-feira (14), visitando o ônibus do programa, junto à casa do Cidadão do Jardim Ipiranga, acompanhado do presidente do Legislativo, vereador Cláudio Sorocaba.

A atendente Jaqueline Maria Palmeira, 35 anos, é moradora do Jardim Ipiranga e aproveitou para agendar emissão de nova via do RG e retira de segunda via da Certidão de Nascimento. “Facilitou muito a minha vida. Já sabia que o ônibus estaria aqui, no bairro, e não desperdicei essa oportunidade. Estou desde setembro para solicitar esses serviços e não tenho conseguido tempo livre”, apontou.

A Secretaria Municipal da Cidadania e a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania atenderam, também, pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio das Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS); Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); Políticas para a Mulher (CPMULHER); Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP); Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI); Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) e Programa de Proteção às Crianças (PPCAAM), acolhendo casos e denúncias, orientando e encaminhando cada situação para cada Coordenadoria específica.