A Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta quarta-feira (5), o retorno do programa “Médico da Família”, que reforçará a Atenção Domiciliar da Secretaria da Saúde (SES), sendo reorganizada para atender mais pessoas, com toda qualidade característica.
Criado pelo ex-prefeito Renato Amary, em 1999, o programa passou, ao longo dos anos, por mudanças e restruturações no processo de trabalho. Nesta nova versão, trará um suporte adicional às Unidades Estratégia e Saúde da Família (ESFs) da cidade, proporcionando atendimento clínico domiciliar em todas as regiões do município.
“Essa é mais uma ação voltada à área da saúde, que somará com o programa ‘Pediatra no bairro’ e o aplicativo Agenda UBS Sorocaba. São iniciativas desenvolvidas para trazer mais agilidade, qualidade e bem-estar à população sorocabana”, destaca o prefeito Rodrigo Manga. Mais detalhes sobre a volta do “Médico da Família” serão informados, em breve.
O App Agenda UBS está disponível para as plataformas iOS e Android e funcionando, incialmente, em caráter piloto, para usuários da UBS Éden. A unidade, que fica em uma das regiões mais populosas de Sorocaba, conta, atualmente, com mais de 28 mil assistidos. Por meio do aplicativo, é possível realizar agendamento de consultas médicas, visualizando a data, o horário e o nome do médico clínico geral que fará o atendimento, além de poder acessar, também, os dados cadastrais do paciente e verificar o histórico de seus atendimentos na UBS.
O programa “Pediatra no bairro”, por sua vez, visa proporcionar atendimento pediátrico, sem a necessidade de agendamento, em todas as 33 Unidades Básicas da Saúde (UBSs) da cidade. Em um primeiro momento, as consultas pediátricas serão disponibilizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário normal de funcionamento de cada UBS, sob demanda espontânea (sem necessidade de agendamento). A previsão de início é para o mês de maio.
“Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior e a maior do Sudeste paulista, isso sempre exigirá uma atenção mais ampla em relação à saúde. Neste sentido, estamos criando mais ações para ofertar um atendimento médico cada vez mais abrangente, com toda qualidade”, explica o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.