NOTÍCIAS

Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba e Sebrae realizam “Café com as primeiras-damas e presidentes dos FSSs” e reúnem representantes de 22 cidades da Região Administrativa – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizaram, na manhã desta terça-feira (28), o encontro “Café com as primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade” da Região Administrativa (RA). Estiveram presentes no evento primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais de 22 cidades da RA de Sorocaba, sendo: Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí e Tatuí.

As representantes desses municípios foram recebidas pela primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frante Maganhato, pela presidente do FSS de Sorocaba, Rosangela Perecini, e pelo gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins, ao lado da consultora do Sebrae Priscila Rabano Budemberg.

 
 
   

O encontro aconteceu na sede do Sebrae Sorocaba, no bairro Além Ponte, em que se discutiu a respeito do importante papel do Fundo Social para o desenvolvimento das cidades e de toda a região.

“Eu sempre vejo como é importante a reunião dos prefeitos, dos secretários, e pensei que também seria muito importante reunir as mulheres, as primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais dos municípios da nossa região, para trocarmos experiências e vermos o que mais podemos fazer pela população. São muitas ideias interessantes e podemos nos espelhar umas nas outras, repetindo e adaptando à realidade de cada cidade os principais projetos. Por isso, viemos aqui, mostrar os projetos desenvolvidos por Sorocaba e tentar inspirar os demais, assim como sermos inspirados em outros exemplos. Como o Baile da Cidade de Araçariguama, que serviu de modelo para resgatarmos o de Sorocaba, no ano passado. Foi um sucesso e, neste ano, queremos fazer um ainda maior e melhor”, descreveu a primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato.

“Conversando com a primeira-dama, Sirlange, chegamos à conclusão de que temos uma grande missão pela frente, que é fazer o Fundo Social sair do patamar de assistencialismo e passar para a promoção da qualidade de vida e da família. Por isso, estamos empenhadas em pensar em novas ações, que transformem as vidas das pessoas. E o Sebrae é um grande parceiro nesse propósito, de iniciar essa transformação pela capacitação profissional e pelo empreendedorismo”, completou a presidente do Fundo Social de Sorocaba, Rosangela Perecini.

Durante sua fala, a primeira-dama de Sorocaba destacou uma série de ações já realizadas, com êxito, pelo Fundo Social de Solidariedade, enquanto a presidente do FSS apresentou os próximos eventos que serão promovidos em 2023. Entre eles, a campanha “A Fome não é Fake!”, para arrecadação de alimentos, que tem ajudado muito os munícipes sorocabanos, mas também de outras cidades atingidas por catástrofes climáticas, como já ocorreu com Petrópolis (RJ), Tatuí e São Sebastião (SP); o evento Páscoa Solidária, que será promovido no próximo dia 8 de abril, no Paço Municipal; a Campanha de Inverno; o Baile da Cidade; as ações do Dia das Crianças; a intensa programação do Outubro Rosa, com foco na prevenção do câncer de mama; o Casamento Solidário; o Futebol Solidário, que teve a participação do craque do futsal Falcão, em 2022; e o Natal Iluminado, com uma série de atrações gratuitas para a população, entre vários outros.

O gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins, falou também sobre a importância de os municípios da Região Administrativa poderem impulsionar o empreendedorismo. “O empreendedorismo, especialmente o feminino, é muito especial para nós, pois, quando abordamos esse aspecto, acabamos abrangendo também a inclusão das famílias. Isso já vem sendo feito pelo trabalho fantástico da Sirlange e da Rosangela, aqui em Sorocaba. Mas queremos ampliar isso para toda a nossa região e também para todo o estado de São Paulo”, ressaltou.

Estiveram presentes também no evento o gerente regional do Sebrae Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus; o diretor-adjunto da AGEM (Agência Metropolitana) Sorocaba, Octávio Neiva Christofano; as diretoras técnicas da mesma instituição, Amanda Vieira da Costa, Sandra Lanças e Daiane Cristina da Cunha; a gerente do Ciesp Sorocaba, Eva Paulino; o gerente do Senai Sorocaba, Fabio Rocha; a presidente do MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), Silvia Helena Stecca Coelho; a representante do Selo Social, Luciana Suemi; a representante do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora) e da Cultura da Associação Comercial de Sorocaba, Lucy Souza; e a representante do Centro Universitário Facens, Regiane Relva Romano.

A reunião também teve a apresentação dos vários projetos do Sebrae voltados ao empreendedorismo feminino, tais como o projeto “1.000 Mulheres”, e encerrou com palestra da consultora regional do Sebrae Eliane Moreira, falando sobre desenvolvimento local e regional.

 

Fotos: Adriana Massa/FSS