Os bairros Carandá e Altos do Ipanema receberam, entre os dias 13 e 24 de março, representantes do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, em seus condomínios.
Nos locais, as equipes conversaram com aproximadamente 500 moradoras e abordaram temas, como os cuidados com a saúde da mulher. Todas as participantes já agendaram, na UBS dos bairros, conforme a necessidade, a coleta de exame Papanicolau.
Papanicolau é o exame que deve ser feito por todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos, uma vez ao ano. A avaliação não é somente uma forma de diagnosticar o câncer ginecológico, mas serve, principalmente, para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver a doença.
A iniciativa fez parte da programação especial do Mês das Mulheres em Sorocaba, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com várias secretarias municipais.
“Este é um mês muito especial e o Fundo Social está se unindo a várias Secretarias Municipais, com o objetivo de proporcionar o melhor para as mulheres, em diferentes áreas, como, nesta ação, ao lado da Secretaria da Saúde”, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini.
Na próxima terça-feira (28), será a vez de o FSS, em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), organizar o encontro “Café com as primeiras-damas”, reunindo primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade de toda a Região Administrativa de Sorocaba, para refletir e discutir sobre a relevância do papel do Fundo Social no desenvolvimento das cidades. O evento será na sede do Sebrae Sorocaba, no bairro Além Ponte.
Fotos: Adriana Massa/FSS