NOTÍCIAS

Plataforma abre chamada de boas práticas escolares e publica novas experiências da rede municipal de ensino – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A plataforma reúne iniciativas e práticas inovadoras dos professores da rede municipal – Prefeitura do Rio

A partir desta sexta-feira (24/3), começa a nova chamada para inscrições de boas práticas pedagógicas realizadas nas unidades escolares da rede municipal de ensino. A plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede, lançada no final do ano passado, reúne iniciativas e práticas inovadoras dos professores da rede municipal do Rio, dando visibilidade às boas histórias que as escolas têm para contar. Junto com os editais de chamada relacionados às diversas áreas e segmentos do Ensino Fundamental, a data também marca a publicação de novas práticas escolares inseridas na plataforma.

Para dar visibilidade, reconhecer e promover o compartilhamento de práticas pedagógicas de sucesso nas escolas cariocas, a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação oferecem a plataforma on-line Cartografias de Boas Práticas da Rede. O projeto oferece cartografias ou mapeamentos – cada uma corresponde a um tema, como alfabetização ou práticas leitoras – georreferenciados, indicando as iniciativas e as unidades escolares onde elas acontecem, tudo isso distribuído no mapa da cidade do Rio de Janeiro.

 
 
   

O professor da rede municipal participa por meio dos editais para inscrição de propostas. Nesta chamada, estão abertos os editais sobre práticas em Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos iniciais, Alfabetização e Letramento, Ensino Fundamental – Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Midiaeducação, Cultura Maker, Programa “Bora Pra Escola”, Práticas Extracurriculares, Apoio Interdisciplinar do Niap/Proinape. Os formulários de inscrição de cada tema estão na plataforma, assim como os editais com as orientações.

Os mapeamentos oferecidos, com novas práticas escolares cadastradas, são os seguintes: Práticas Leitoras, Práticas Extracurriculares, Educação Étnico-Racial, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial na perspectiva inclusiva.

Cada iniciativa escolar mapeada traz uma ficha com informações, relatos, resultados observados e registros em imagens e vídeos, para que possam inspirar e ser reproduzidas em outras escolas, espalhando boas experiências por toda a rede municipal. A plataforma também é um repositório para que pais, responsáveis e público em geral conheçam um pouco do trabalho realizado nas unidades escolares da cidade.

A plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede foi desenvolvida no “guarda-chuva” do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação e que reúne várias ações voltadas para estudantes e professores cariocas

Serviço

Cartografias de Boas Práticas da Rede

Inscrições de práticas pedagógicas abertas de 24 de março a 31 de maio para professores da rede pública municipal do Rio de Janeiro.

Novas boas práticas escolares disponíveis na plataforma.

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à rede pública municipal de ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

 

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Procon Carioca realiza 2.851 registros de reclamações na Semana do Consumidor

23 de março de 2023

Secretaria de Transformação Digital marca presença no Smart Gov Nordeste

23 de março de 2023

Rioluz monta força-tarefa para retirar fios abandonados no bairro de São Cristóvão

23 de março de 2023

CET-Rio monta esquema especial de trânsito para corrida na Rocinha

23 de março de 2023

Show do Coldplay: Comlurb altera horário de coleta e prepara esquema especial de limpeza

23 de março de 2023

< Voltar