Os consumidores puderam fazer acordos com até 90% de desconto – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, registrou 2.851 reclamações durante a Semana do Consumidor, entre 13 e 17 de março. Os números incluem os atendimentos realizados no mutirão de negociação de dívidas e problemas, realizado presencialmente no Bangu Shopping, entre 14 e 16 de março, além das reclamações abertas nas plataformas online Consumidor.gov.br e Proconsumidor.
A Light lidera o ranking das dez empresas mais reclamadas na Semana do Consumidor, com 240 reclamações. Na sequência, vêm: Banco Itaú (164 ), Banco Bradesco (150), Claro (146), Zona Oeste Mais Saneamento (118), Banco Santander (114), Caixa Econômica Federal (99), Casas Bahia, Casasbahia.com, Ponto Frio, Pontofrio.com e Extra.com (93), Tim (88) e Oi (82).
Mais de 30 empresas, concessionárias, instituições financeiras, órgãos públicos e de defesa do consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ, participaram da iniciativa Além das equipes do Procon Carioca, a Secretaria municipal de Trabalho e Renda, a Secretaria municipal de Assistência Social e a Secretaria municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, com o canal 1746, disponibilizaram diversos serviços para a população.
Os consumidores puderam fazer acordos com até 90% de desconto, além de parcelamentos com maior número de cotas para facilitar o pagamento. A dona de casa Rosemary Pereira, de Padre Miguel, tinha uma dívida de R$ 3.239, 95 com o Banco Itaú e fez um acordo para quitar tudo por R$ 4,60.
– Há anos eu estava com essa pendência e não conseguia resolver porque nem as parcelas cabiam no meu orçamento. Como mutirão do Procon negociei um desconto muito grande. Que alívio resolver tudo.
Ainda na Semana do Consumidor, o Procon Carioca inaugurou também, em 17 de março, um posto avançado de atendimento em parceria com a Universidade Cândido Mendes, no campus da UCAM , em Ipanema. Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento prévio.
Vale ressaltar que, na primeira quinzena de março, houve um registro de 536 reclamações nas plataformas Proconsumidor e Consumidor.gov.br, em decorrência do Mutirão de Renegociação/Parcelamento de Dívidas promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que segue até 31 de março.
Para o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, o Dia do Consumidor não poderia ter sido comemorado de forma mais eficaz.
– Foi uma semana com diversas ações com o objetivo de ampliar o atendimento ao cidadão. Seja de forma presencial ou via plataformas digitais, nos mais diversos canais. Agilizar a resolução das demandas do consumidor é o foco das ações do Procon Carioca.
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Marcações: Mutirão de negociação posto avançado Procon Carioca reclamações Semana do Consumidor
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