A Secretaria da Saúde (SES) participou, entre os dias 15 e 17, do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, no município de São Pedro (SP). Na ocasião, a UBS Aparecidinha recebeu uma menção honrosa pela criação do projeto “Adolescer: Espaço de convivência, Espaço de Responsabilização Social”, iniciativa volta especialmente para a saúde e o bem-estar dos adolescentes.
Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes” (COSEMS/SP), o congresso teve como tema “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual” e contou com a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e com o 12º Prêmio David Capistrano.
A programação englobou a participação de diretores, assessores e apoiadores do COSEMS/SP, além de membros do CONASEMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Também prestigiaram o evento acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.
Sorocaba contou com quatro representantes da Secretaria da Saúde, que apresentaram 12 trabalhos técnicos de ações exitosas de toda rede de saúde, de acordo com os seguintes eixos temáticos: Atenção Básica; Gestão de pessoas, do trabalho e educação permanente; Gestão em saúde; Regulação de redes de atenção em saúde; Saúde mental, álcool e outras drogas e Vigilância. Os trabalhos foram exibidos em formato banner, além de um destaque, que teve apresentação oral, finalizando, assim, o congresso.
Na ocasião, foram atualizadas e informadas as diretrizes e propostas dos governos federal e estadual sobre as novas políticas de saúde para as regiões e municípios nos próximos anos. Ainda, os gestores presentes tiveram a oportunidade de dialogar com as diferentes esferas de governo e, com isso, fortalecer cada vez mais a gestão municipal. “Parabenizamos às equipes envolvidas nesses quatro importantes eixos relacionadas à rede de saúde, em especial à UBS Aparecidinha pelo projeto, o que engrandece o nome de Sorocaba no cenário estadual e nacional, estimulando iniciativa de igual importância em outras comunidades”, disse o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.