A Prefeitura de Sorocaba terminou as obras de reconstrução de trecho da estrada vicinal que liga Sorocaba a Iperó e o tráfego de veículos está liberado, desde as 16h desta quinta-feira (9).
As intervenções no local, que teve parte do pavimento danificado em consequência das chuvas intensas em fevereiro, começaram no dia 14 de fevereiro e foram concluídas em 23 dias, dentro do prazo previsto inicialmente, que seria de até 30 dias.
Os prefeitos de Sorocaba e Iperó, respectivamente, Rodrigo Manga e Leonardo Roberto Folim, participaram do ato de entrega das obras e de liberação ao tráfego de veículos. “Parabéns a todos envolvidos! Foi uma obra emergencial, executada em tempo recorde. Afinal, é uma das principais estradas vicinais da nossa região, que é caminho diário para muitos trabalhadores e famílias que têm vida em Sorocaba e em Iperó”, destacou Rodrigo Manga.
Também marcaram presença no local os secretários municipais de Sorocaba Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o diretor operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Charles Camargo, o vice-prefeito de Iperó, Neno Domingues, além de vereadores iperoenses.
Os trabalhos foram executados por meio de uma ação integrada entre Serpo, Semob e Saae/Sorocaba. Na quinta-feira, foi concluída a pavimentação da pista no trecho recuperado, que fica exatamente no limite entre os dois municípios, a limpeza do entorno e a sinalização. As equipes da Serpo e da Semob é quem ficaram responsáveis por essa etapa final da obra.
“O clima, nos últimos dias, contribuiu muito para agilizarmos essa fase final e terminarmos tudo. Agora, só restaram alguns acabamentos, como a concretagem das laterais da entrada e saída da travessia do córrego, que será feita pelo Saae/Sorocaba”, disse o secretário da Serpo.
Aliás, a última etapa da obra foi executada pelo Saae/Sorocaba e consistiu na retirada da estrutura antiga, inclusive da tubulação anterior, rompida por não resistir ao aumento da vazão do córrego, com as fortes chuvas. Ainda, foi refeita a base da pista, o assentamento e a concretagem das 27 aduelas que dão vazão ao córrego, além da instalação da rede de drenagem.
Enquanto as obras ocorreriam, a alternativa de ligação entre as duas cidades, em ambos os sentidos, foi feita pela Estrada do Ipatinga, via bairro George Oetterer, sob a coordenação e o monitoramento de agentes de trânsito da Semob.
“Estamos muito gratos a Sorocaba pelo empenho e agilidade nessa obra tão importante. Foi só liberar a via e já notamos o intenso movimento de veículos, inclusive, o restabelecimento da rota do transporte intermunicipal que passa por aqui”, complementou o prefeito de Iperó.