NOTÍCIAS

BRK de Limeira termina 2022 com qualidade da água comprovada por mais de 100 mil análises com 100% de conformidade – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Foram mais de 8,3 mil testes mensais de laboratório para assegurar a potabilidade do recurso que chega às torneiras dos limeirenses

 A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, termina o ano de 2022 com uma marca que atesta seu compromisso com o alto padrão de qualidade da água que abastece a cidade. Em 100% das análises laboratoriais feitas ao longo do ano, o recurso esteve dentro das conformidades legais quanto à sua potabilidade. E isso ganha ainda mais relevância pelo fato de que foram mais de 100 mil análises realizadas nos últimos 12 meses, ou seja, mais de 8.300 por mês.

 
 
   

 Atestar que a água que abastece o município está dentro dos padrões de conformidade legais significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu um tratamento correto, com metodologia moderna e conduzido por profissionais qualificados, até chegar às torneiras.

 Com um planejamento eficaz, foi possível manter a qualidade do recurso mesmo quando os níveis de OD (oxigênio dissolvido) do Rio Jaguari se apresentaram baixos, situação típica do período de estiagem, exigindo mais esforços para adequar a qualidade da água aos padrões de potabilidade exigidos.

 “Há diversos fatores que levaram a esta importante marca. Podemos citar a assertividade no planejamento para a definição dos investimentos, os treinamentos realizados e, principalmente, o comprometimento de cada funcionário da equipe”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.

 Adotando padrões de transparência, a BRK reporta 100% dos resultados das análises para o Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. Limeira é também uma das poucas cidades do Brasil a contar com um Plano de Segurança da Água (PSA), que tem como objetivo proporcionar mais controle e rigor ao processo de tratamento.

 “Todos os nossos processos visam manter o mais elevado nível de excelência no abastecimento de água da cidade e isso permitiu que Limeira se tornasse uma referência nacional de qualidade e eficiência no saneamento”, destaca o gerente de apoio operacional da BRK, Daniel Makino.

 A população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela concessionária e por laboratórios terceirizados em relatórios disponibilizados para consulta no site www.brkambiental.com.br/limeira. A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis do município um relatório anual de qualidade da água em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior.

 Quem atesta a qualidade da água?

 A garantia de que a água tratada e distribuída pela BRK de Limeira está em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação (Portaria GM/MS 888) vem de análises constantes. Desde 2014, a ARES-PCJ (Agência Reguladora PCJ) iniciou o programa de análise da qualidade da água tratada, com a emissão de laudos mensais.

 Para isso, a agência reguladora promove coletas e análises mensais da água para consumo humano na rede de distribuição da concessionária. Tais pontos de coletas são escolhidos aleatoriamente pela própria ARES-PCJ.

 Nos laboratórios da BRK, a água tratada também passa por verificações constantes. Os laboratórios possuem certificações reconhecidas internacionalmente que garantem sua confiabilidade – Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 e Acreditação pelo Inmetro conforme Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários