Compartilhe
O objetivo foi levar reflexão para que as pessoas pensem nos impactos ambientais das festas de fim de ano
Ações na Praça Toledo Barros, marcaram a campanha Natal Sustentável, da Prefeitura de Limeira. A equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura conversou com 303 pessoas ao longo deste mês. Na praça, a população participou da Gincana Descarte Certo.
O Grupo de Proteção aos Animais Carentes (GPAC) é parceiro da iniciativa. O objetivo foi levar reflexão para que as pessoas pensem nos impactos ambientais das festas de fim de ano, reduzindo a geração de resíduos. A secretária Simone Zambuzi avalia positivamente os resultados. “Conseguimos atingir um público significativo e levamos para as pessoas a mensagem de que cada atitude faz a diferença para o meio ambiente”, disse.
REDES SOCIAIS
Nas redes sociais, a campanha teve grande alcance. Foram cerca de 65 mil pessoas atingidas nos perfis oficiais da Prefeitura, tanto no Facebook quanto no Instagram. As postagens continham dicas e orientações de consumo consciente, destinação adequada de resíduos e aproveitamento de alimentos.
Entre as sugestões, estão reutilizar os enfeites natalinos e preferir aqueles produzidos a partir de materiais reciclados. Além disso, a regra é sempre fugir dos plásticos, seja na embalagem de presente – optando pelo papel ou tecido, seja nos utensílios, optando por copos, pratos e talheres de materiais duráveis como louça, vidro e metais.
A preparação dos alimentos para a ceia também pode ser sustentável. A dica é que a família se organize para preparar o suficiente de acordo com a quantidade de convidados, evitando desperdícios. Comprar de pequenos produtores locais e optar por alimentos da estação garante mais sabor nas refeições. No dia seguinte, fazer receitas diferentes com aproveitamento das sobras pode surpreender positivamente.
Outra proposta da campanha é adotar um estilo de vida com menos coisas em casa. Se comprar uma roupa nova ou um brinquedo novo para as crianças, quer dizer que alguma coisa usada pode ser doada.
A destinação correta dos resíduos gerados nas festas também é fundamental. O material reciclável deve ser encaminhado à coleta seletiva ou a um ecoponto. Já o resíduo orgânico deve ser colocado nas lixeiras, no caso da área urbana, e nas caçambas, no caso da área rural. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Compartilhe
Comentários
comentários