NOTÍCIAS

Mensagem de Trump para anular Constituição é rechaçada

Mensagem de Trump com pedido para anular Constituição é rechaçada por democratas e republicanos

O ex-presidente voltou a disseminar, sem provas, que o pleito vencido por Joe Biden não foi legítimo

Por Folhapress Publicado 04/12/2022 Foto: Reprodução/Instagram

Democratas e republicanos rechaçaram neste domingo (4) mensagem divulgada pelo ex-presidente Donald Trump com pedidos para anular trechos da Constituição sob a tese falsa de que houve fraude nas eleições de 2020. Trump, que no mês passado anunciou a intenção de concorrer mais uma vez à Presidência, voltou a disseminar, sem provas, que o pleito vencido por Joe Biden não foi legítimo. “Uma fraude maciça desse tipo e magnitude permite a extinção de todas as regras, regulamentos e artigos, mesmo aqueles encontrados na Constituição”, escreveu em sua plataforma Truth Social.

“Nossos grandes ‘fundadores’ não queriam e não tolerariam eleições falsas e fraudulentas!” Em resposta, Hakeem Jeffries, recém-escolhido líder dos democratas na Câmara, classificou a mensagem como extremista. Ele também aproveitou para alfinetar o Partido Republicano ao questionar se a legenda pretende continuar aturando os posicionamentos antidemocráticos do ex-presidente. “Os republicanos terão que resolver seus problemas com o ex-presidente e decidir se vão romper com ele e retornar a alguma aparência de razoabilidade ou se vão continuar se inclinando para o extremismo, não apenas de Trump, mas do trumpismo”, disse Jeffries.Trump foi criticado inclusive por colegas do próprio partido. O deputado Mike Turner, de Ohio, o principal republicano no Comitê de Inteligência da Câmara, disse que discorda “veementemente” do teor da mensagem, e que a publicação deverá ser levada em consideração nas disputas internas da legenda. Trump é investigado por envolvimento nos eventos que levaram ao ataque de 6 de Janeiro contra o Capitólio. Na ocasião, uma turba de apoiadores insuflada pelo político invadiu o prédio do Congresso buscando interromper a sessão de certificação da vitória de Biden nas eleições. O republicano alegava –e continua a fazê-lo hoje– que o pleito teria sido fraudado; a Justiça americana nunca encontrou nenhuma evidência de que isso pode ter ocorrido.

 
 
   

Veja mais

Brasil

1.

Bancos fecham mais cedo devido ao jogo da seleção brasileira
Política

2.

Banqueiro diz que Lula quer Haddad na Fazenda
Região

3.

Gigantes do varejo eletrônico rivalizam por Viracopos
Política

4.

Lula tem recuperação de cirurgia na garganta dentro da normalidade, aponta exame neste domingo (4)
Polícia

5.

Briga entre motorista de app e passageiro vai parar no Plantão Policial, em Limeira

Participe da Programação da Educadora

WhatsApp: (19) 9 9222 5124 Telefone: (19) 2113 5020 Facebook.com/EducadoraAm Instagram.com/EducadoraAm Twitter.com/EducadoraAm