NOTÍCIAS

Em Limeira, projeto vencedor usou bagaço da laranja para produzir tijolos ecológicos – Notícia de Limeira

Compartilhe

A iniciativa integra o Mês Global do Empreendedorismo

 
 
   

O prefeito Mario Botion acompanhou, ontem (17), a etapa final do Desafio do Conhecimento 2022, que aconteceu no Espaço de Inovação (Pátio Office). Promovido pela Prefeitura de Limeira, o chamado Dia D teve a apresentação dos cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) classificados. A iniciativa integra o Mês Global do Empreendedorismo.

Cada aluno teve cinco minutos para apresentar seus projetos à banca julgadora, composta por: José Mario Bozza Gazetta, Renato Laranjeira, Jefferson Penteado, o diretor de Atendimento à População e ao Empreendedor da Prefeitura de Limeira, Estevão Nogueira e a supervisora de Logística de uma empresa de Limeira, Daniele Mello.

O Desafio do Conhecimento tem apoio das faculdades do município, com objetivo de compartilhar o conhecimento e estimular a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, além de premiar e reconhecer novos talentos. “É uma iniciativa importante para valorizar a produção acadêmica e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento”, destacou o prefeito Mario Botion.

Tito Almirall, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, reforçou o impacto de iniciativas como essa para o progresso do município. “É um investimento contínuo no desenvolvimento, que visa favorecer o empreendedorismo e a inovação”, pontuou.

TRABALHOS

O primeiro lugar do Desafio do Conhecimento 2022 ficou com o trabalho “Desenvolvimento e caracterização de tijolos ecológicos desenvolvidos a partir da reciclagem do bagaço da laranja” apresentado pela estudante Sheyla dos Reis Barbosa.

Além do projeto de Sheyla, os temas que chegaram à fase final do desafio foram: “Alternativa de Mobilidade Urbana para a sociedade brasileira”, de Vinícios Magalhães; “Estudo e comparação da dosagem de concreto polímero com resina vegetal a base de mamona e agregados reciclados” de Mariane Santana de Oliveira; “Metodologia para verificação de projetos de construção civil utilizando realidade virtual”, de Otávio César Claro Cunha Osório; e “O contato com a natureza como inspiração para a produção artística: um estudo sobre formas abstratas”, da aluna Maria Luiza de Castro Ciaglia.

Os participantes do Desafio do Conhecimento 2022 passaram por cinco fases até chegarem à final, desde a inscrição no mês de outubro e a seleção dentro da própria universidade. No mês de outubro, os inscritos participaram de uma mentoria e de palestras de treinamento para as apresentações. Na quarta etapa, os estudantes produziram um vídeo sobre o trabalho. Todos receberão um certificado digital.

A vereadora Mariana Calsa, a diretora Juliana Osti, e alunos das instituições participantes acompanharam a final. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários