Compartilhe
O investimento total na tecnologia é da ordem de R$ 3,960 milhões
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Campo Belo, inaugurada em setembro deste ano, foi a primeira a receber completamente o Sistema Integrado de Saúde. Etapa importante do plano de governo do prefeito Mario Botion, a tecnologia permite que todos os setores da Secretaria de Saúde de Limeira se integrem em um único sistema. O investimento total na tecnologia é da ordem de R$ 3,960 milhões.
Na UBS Campo Belo, todos os processos estão integrados, desde a recepção, que conta com um painel eletrônico que auxilia na triagem dos pacientes, até o atendimento, agendamento de consultas, gerenciamento de estoque, vacinação e dispensação de medicamentos, além do prontuário eletrônico – que permite o compartilhamento do histórico dos pacientes com outras unidades. A medida, inclusive, já reflete no atendimento.
Coordenadora da UBS, Cassia Gracini afirma que o sistema proporciona mais qualidade e agilidade às informações dos pacientes. “Isso ajuda na dinâmica do atendimento e o ambiente se torna mais moderno e acolhedor para a população”, explica. Segundo dados do sistema integrado, desde o primeiro dia de atendimento, em 26 de setembro, 1.410 pacientes passaram pela unidade, entre consultas médicas e odontológicas.
Uma das principais melhorias que o Sistema Integrado de Saúde promove é a implantação do prontuário eletrônico, que concentra todas as informações dos pacientes e impacta na dinâmica do atendimento. “Assim, o médico da UBS que encaminhou o paciente para um especialista, por exemplo, consegue acompanhar qual foi o atendimento, os exames e até o tratamento que ele recebeu”, observa Cassia.
CONTROLE INTERNO
Segundo a coordenadora, outra melhoria significativa da tecnologia é a possibilidade de acompanhar, minuciosamente, o estoque de insumos, medicamentos e vacinas da UBS. “Conseguimos verificar no sistema todas as requisições e o que foi utilizado, bem como o que temos em estoque, a data de validade de cada item e a quantidade, o que otimiza nosso trabalho”, pontua Cassia.
De acordo com o prefeito Mario Botion, esse controle interno vai ao encontro das medidas que têm sido adotadas desde o início de sua primeira gestão. “O sistema está sendo implantado em todas as unidades e já traz agilidade para as pessoas que trabalham e para quem usa o sistema de saúde, mais eficiência nos controles de estoque, de exames e de acesso às informações dos pacientes”, enfatiza.
IMPLANTAÇÃO
Botion, que visitou a UBS na manhã desta sexta-feira (4), lembra que o Sistema Integrado de Saúde é uma das etapas de melhorias na rede de saúde de Limeira. “Iniciamos em nossa primeira gestão um processo de reforma das nossas UBSs e construção de outras unidades, como essa do Campo Belo. Agora, investimos na informatização para que esses espaços tenham, até fevereiro de 2023, a tecnologia da informação em benefício dos munícipes”, destaca.
Atualmente, o processo de implantação do sistema concentra-se nas unidades básicas, com foco no prontuário eletrônico. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os procedimentos de almoxarifado, distribuição de medicamentos, coletas e exames laboratoriais, assim como a recepção e agendamento, já ocorrem pelo novo sistema. Além disso, as unidades da Atenção Secundária estão 100% integradas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Compartilhe
Comentários
comentários