NOTÍCIAS

Segunda parcela do reajuste das tarifas de água e esgoto de Limeira entra em vigor a partir de 01º de novembro – Notícia de Limeira

Compartilhe

 A atualização tarifária ocorreu em duas etapas, sendo a primeira em julho com reajuste de 8% em todas as categorias e faixas de consumo

 
 
   

 A partir da próxima terça-feira (1), entra em vigor a segunda parcela do reajuste tarifário, de 4,57%, dos serviços de água e esgoto de Limeira. No total, o aumento foi de 12,57%- dividido em duas parcelas: sendo que a primeira foi de 8%, aplicada em julho em todas as categorias e faixa de consumo.

 Aprovada pelo Conselho de Regulação e Controle Social de Limeira (CRCS) e autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES – PCJ) por meio da Resolução nº 429, de 13 de maio de 2022, a atualização nas tarifas visa recompor as perdas inflacionárias, levando em conta indicadores de uma fórmula paramétrica baseada em índices como IPCA e IGPM dos últimos doze meses.

 Com a segunda parcela sendo aplicada a partir de 1º novembro, a tarifa mínima residencial para o consumo de 10 metros cúbicos, por exemplo, passará dos atuais R$55,80 para R$ 58,00. Trata-se da categoria que engloba a maior parte dos clientes do município e o volume de 10m³, conforme estudos, é suficiente para o consumo de pelo menos duas pessoas durante um mês. De acordo com dados do diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o consumo per capita de um brasileiro, no estado de São Paulo, é de 174 litros de água. Isso significa um consumo médio mensal de cerca de 5m³ (cinco metros cúbicos de água ou cinco mil litros de água) por mês.

 A tabela completa de tarifas e valores dos serviços prestados pode ser consultada no site da BRK Limeira (minhabrk.com.br/home/servicos/estrutura-tarifaria), a partir do primeiro dia útil de novembro.

 Tarifa Social

 É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa social permanece no município. Ele chega a reduzir o valor da conta em até 55% para as famílias que consomem até 15m³ (quinze metros cúbicos de água). Para requerer a tarifa social, o cliente precisa procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua casa.

 Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. A empresa também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp através do número 11 99988-0001 ou presencial na loja localizada na rua Visconde do Rio Branco, nº 186, Centro. O funcionamento é de segunda à sexta das 9h às 16h. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários