NOTÍCIAS

Em Limeira,concurso sobre trabalho infantil premia vencedores e sensibiliza alunos sobre o tema – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Foram premiados 15 alunos da rede municipal, em cinco categorias

 O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, prestigiaram ontem (17), no teatro Nair Bello, a premiação do 10º Concurso de Atividades para Erradicação do Trabalho Infantil, promovido pela Secretaria de Educação. Nesta edição, o evento teve como tema: “Brincar e aprender, trabalhar quando crescer”. Foram premiados 15 alunos da rede municipal, em cinco categorias: desenho temático, verbete de curiosidade, poema, conto e carta de opinião.

 
 
   

 A cerimônia contou com a presença do secretário de Educação, André De Francesco, da presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, da assistente social e coordenadora da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (Cometil), Elis Costa da Silva, do professor e integrante da Comissão Organizadora do concurso, Adriano Oliveira Paiva, além de diretores, coordenadores e professores das escolas, alunos e seus familiares.

 Botion destacou o compromisso dos profissionais da educação em levar a questão do trabalho infantil para a sala de aula. “Mais de 16 mil alunos da rede participaram dessa edição, mostrando o grande envolvimento da comunidade escolar com esse tema”, frisou. O chefe do Executivo também ressaltou que a educação e o brincar devem ser a prioridade na rotina das crianças. “Sabemos que o trabalho infantil afasta as crianças das escolas e atrapalha o seu desenvolvimento escolar e a conquista da cidadania”, completou.

 Referindo-se à música “Depende de Nós”, interpretada por alunos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro, Erika Tank falou sobre o papel da família, da escola e de toda sociedade na erradicação do trabalho infantil para a construção de um futuro melhor. “Lugar de criança é na escola, onde ela poderá aprender, brincar e desenvolver-se”, enfatizou.

 André De Francesco esclareceu que o concurso recebeu a participação de alunos da segunda etapa da educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram premiados os três primeiros classificados de cada categoria. Os primeiros colocados ganharam bicicletas, enquanto os segundos e terceiros, jogos educativos. “Essa iniciativa teve a finalidade de sensibilizar alunos, professores e comunidade sobre o tema”, frisou o secretário de Educação.

 PREMIADOS

 Eric Martins Gouveia, 10 anos, aluno do quinto ano da Emeief Major José Levy Sobrinho, foi o vencedor da categoria conto. Em sua produção textual, ele narrou a história de dois irmãos que trabalhavam em uma carvoaria, onde respiravam muita fumaça. “Um deles ficou doente e os pais chegaram a conclusão de que seria melhor os meninos voltarem para a escola”, contou. “Lugar de criança é na escola e foi isso o que os pais de Alberto e Daniel [os dois irmãos] compreenderam, salvando assim seus filhos e proporcionando a eles uma vida com um futuro feliz e digno”, relatou Eric no texto.

 Quem também levou uma bicicleta para casa foi Abigail Viliares da Silva, 9 anos, que cursa o quarto ano da Emeief Clara Manzoni Lang. Ela contou que ficou “surpresa” com o resultado e se sentiu muito “honrada” em participar do concurso. “As crianças são diferentes dos adultos, elas ainda não têm a maturidade necessária para trabalhar”, disse. A aluna escreveu um poema, intitulado “Juntos contra o trabalho infantil”, em que usou rimas e uma boa dose de inspiração para construir versos que sintetizaram todo o aprendizado em torno do assunto, como no trecho a seguir:

 “O trabalho infantil mata,

 Ele é a morte da infância incompleta.

 É o fim dos sonhos de quem começou a sonhar.

 Temos que nos unir

 Por uma infância melhor,

 Por um futuro melhor.

 Seja na comunidade,

 Na família,

 Ou na sociedade.

 Lembrando a todos

 Que trabalhar, só com maioridade.” (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários