NOTÍCIAS

Túlia Gomes é eleita desembargadora do TJPB em vaga exclusiva para mulheres

Angélica Nunes

A juíza Túlia Gomes de Souza Neves foi eleita nesta quarta-feira (23) como nova desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Ela tomou posse logo em seguida.

Túlia concorreu com outras magistradas a uma vaga exclusiva para mulheres no critério de merecimento.

 
 
   

A vaga exclusiva para juízas de 3ª Entrância atende orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ampliação da participação feminina no Judiciário.

Em gesto simbólico, ela foi conduzida ao Plenário pelas desembargadoras Agamenilde Dias, Fátima Bezerra Cavalcanti e Maria das Graças Moraes. Agora passa a ser a quarta integrante da Corte.

Escolha da nova desembargadora

A disputa pela vaga ocorreu entre Túlia Gomes e as juízas Maria de Fátima Lúcia Ramalho e Magnogledes Ribeiro Cardoso.

Outras duas concorrentes – Rita de Cássia Martins Andrade e Maria das Graças Fernandes Duarte – foram desclassificadas por falta de apresentação de documentos em tempo hábil.

Novo membros no TJPB

Os novos desembargadores estão sendo designados para preencher as sete novas vagas criadas este ano no Tribunal de Justiça.

Além da juíza, também foi eleito hoje Wolfram da Cunha Ramos, Juiz de Direito de 3ª Entrância, titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa, pelo critério de antiguidade. Ele toma posse nesta quinta-feira (24).

O juiz Onaldo Rocha foi o primeiro escolhido, pelo critério de antiguidade, para preencher uma das cadeiras. Ele tomou posse na semana passada.

Ontem, o promotor Francisco Seráphico Filho assumiu a cadeira destinada ao quinto do Ministério Público da Paraíba.

Mais duas vagas serão preenchidas no dia 5 de novembro, com a escolha de um(a) desembargador(a) dentro do critério merecimento com concorrência mista, podendo concorrer homens e mulheres; uma escolha por antiguidade. No mesmo dia será formada uma nova lista tríplice para mais vaga do quinto constitucional, a partir de uma lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba.

Há ainda outras duas a serem abertas com as aposentarias dos desembargadores João Alves e Romero Marcelo.