NOTÍCIAS

30% se dizem de direita e 27% de esquerda

A pesquisa Quaest divulgada, ontem (28), pela TV Cabo Branco revelou que 40% dos entrevistados não têm posicionamento político definido. Ou seja, não se identifica com a direita e nem com a esquerda.

De um lado e de outro, temos 30% que se identifica com a direita e 27% que se reconhecem como de esquerda.

 
 
   

Detalhe, dos que estão mais à direita, 14% se dizem bolsonaristas.

Entre os que estão à esquerda, 18% dizem que são lulistas ou petistas.

Os números mostram um cidade que busca um centro no posicionamento ideológico, mas que é, ligeiramente, mais à direita e conservadora.

Na pesquisa, 3% não sabiam ou não responderam sobre o posicionamento. Veja gráfico:

Candidatos de João Pessoa X posicionamento político

É possível interpretar, com os dados, que nem todo petista/lulista vota em Luciano Cartaxo, candidato petista, do “time de Lula”, como os militantes registram. Cartaxo teve 12% das intenções de voto, na consulta.

Do mesmo jeito, nem todos os bolsonaristas parecem dispostos a votar, pelo menos por enquanto, em Marcelo Queiroga, do PL.

Ele é o nome “ungido” por Bolsonaro para disputar as eleições de outubro. Queiroga tem 7% das intenções de voto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Outra conclusão que pode se tirar é que uma parte importante do eleitorado bolsonarista e petista/lulista escolheu um dos candidatos que não estão fazendo relação direta com os “cabos eleitorais”, Ruy Carneiro, com 11% do votos, e, principalmente, Cícero Lucena, do PP, que obteve 53% da intenções.

Em resumo, parece que tem muitos petistas votando em Cícero e bolsonaristas também. Se isso vai mudar ao longo da campanha é o que nós vamos ver.

Pesquisa Quaest

Encomendada pela TV Cabo Branco, a pesquisa entrevistou 852 pessoas de 16 anos ou mais nos dias 24 a 26 de agosto. Ela foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o protocolo TSE: PB-08301/2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.