Notícia importante na briga pelo acesso na Série B: O Grêmio perdeu três mandos de campo pela briga na arquibancada durante o jogo contra o Cruzeiro, em agosto. Clube ainda pode recorrer. Além do jogo de hoje, contra o Sport, o Grêmio tem justamente mais três jogos como mandante.
Só reforçando aqui com a informação confirmada pela assessoria do STJD: a punição é de perda de mando, não de portão fechado. O Grêmio vai precisar jogar a 100 km de distância. Ou seja, fora de Porto Alegre.
O Grêmio foi julgado nesta terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da briga entre torcedores no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, pela 25ª rodada da Série B. O Tricolor foi punido com a perda de três mandos de campo, além de multa de R$ 100 mil.
O departamento jurídico do clube gaúcho já informou que vai recorrer da decisão e buscar um efeito suspensivo ainda nesta terça, para que a pena não seja cumprida até o julgamento do recurso no Pleno do STJD.
Caso não obtenha sucesso, a partida desta terça-feira contra o Sport pode ser a última do time na Arena. O Tricolor tem mais quatro jogos em casa até o fim da Série B, e as três partidas restantes teriam que ser disputadas a 100 quilômetros de Porto Alegre.
– Não era previsível, o Grêmio fez 19 identificações e entendia que a pena excludente, que se aplica para todo mundo, poderia ser aplicada para o Grêmio também. Vamos reformular o recurso e buscar o efeito suspensivo. Tem situações de brigas generalizadas anteriores em estádios que ainda não foram julgadas. Há muitos interesses em jogo e precisamos atuar com cautela de modo a preservar os nossos interesses – comentou o presidente Romildo Bolzan antes do jogo contra o Sport.
A briga de torcidas do Grêmio foi relatada em súmula pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, que paralisou o jogo em dois momentos distintos ao longo do primeiro tempo.
– Informo que aos 27 minutos do primeiro tempo o jogo foi paralisado por 3 minutos, e aos 33 minutos do primeiro tempo retornou a ser paralisado por 4 minutos, sendo que em ambas paralisações o motivo foi por um confronto generalizado entre torcedores que estavam na área destinada à equipe mandante. Informo ainda que em ambos momentos foi necessário a intervenção da polícia para acabar com o confronto. Após o jogo fomos informados pelo comandante do policiamento que os envolvidos foram detidos e identificados – diz o texto.
O clube gaúcho também foi punido pelo Juizado do Torcedor com a interdição da Arquibancada Norte da Arena, setor onde ocorreu a briga, e a suspensão das torcidas organizadas, mas recorreu e conseguiu liberar o espaço no estádio para ser frequentado pelos seus torcedores.
Os jogos em casa do Grêmio na Série B
- 20/09 – Grêmio x Sport
- 04/10 – Grêmio x CSA
- 16/10 – Grêmio x Bahia
- a definir – Grêmio x Brusque