30 de janeiro de 2026
14:56
Por: Luís Gustavo Adabro
Fotos: Michelle Alves (Secom) e GCM
Durante operação integrada em área verde no Jardim dos Estados, Zona Sul da cidade, mais especificamente entre as ruas Noel Bento de Almeida e Ângelo Vial, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba apreendeu, na manhã desta sexta-feira (30), um homem e um adolescente, com entorpecentes e dinheiro. A ação, realizada no local durante essa semana, é voltada à preservação do espaço público, à segurança e à saúde da população do entorno.
Além da GCM, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a ação contou com equipes das Secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), além das equipes do programa “HumanizAção” e do serviço de Obras Sociais (SOS).
Com a dupla foram encontradas 426 porções de drogas, além de R$ 1.433,00 em dinheiro. Eles foram encaminhados à ao Plantão da Polícia Civil, para as providências legais, sendo que o registro da ocorrência está em andamento.
A operação contou com cerca de 40 trabalhadores, quatro caminhões basculantes, uma retroescavadeira e cinco viaturas da GCM. No local, foram retirados o equivalente ao conteúdo de quatro caminhões de inservíveis e lixo, o que equivale a cerca de 20 toneladas.
“Graças à equipe foi possível fazer a limpeza total da área e a remoção completa dos inservíveis. Com isso, os moradores do Jardim dos Estados podem ficar mais tranquilos em relação à segurança e limpeza do bairro, trazendo mais bem-estar para a população”, disse o secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia.
Na ocasião, uma pessoa em situação de rua e outras, usuárias de entorpecentes, foram abordadas. As equipes ofereceram atendimento por meio do programa “HumanizAção”, porém todos recusaram o acolhimento naquele momento.
Outras ações no local
Na segunda-feira (26), as equipes municipais estiveram no mesmo local e identificaram, no interior da área verde, a presença de barracos improvisados e grande quantidade de materiais inservíveis, além de indícios de prática de venda e consumo de entorpecentes.
Durante essa intervenção inicial foi retirado o equivalente a três Kombis carregadas de inservíveis, totalizando cerca de uma tonelada de materiais descartados. A GCM, inclusive, localizou um homem de 50 anos, procurado pela Justiça, com mandado relacionado ao artigo 157 do Código Penal, que foi encaminhado à unidade policial.
A GCM e as equipes do HumanizAção mantêm atuação constante na área, com ações preventivas e de monitoramento, visando inibir práticas ilegais e garantir a ordem no espaço público. A Prefeitura de Sorocaba reforça que a ação integrada demonstra o compromisso do município com a segurança urbana, a limpeza, a preservação ambiental e a qualidade de vida da população, promovendo a recuperação responsável dos espaços públicos.
