O Programa Descomplica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trouxe mais agilidade e transparência aos processos de vistorias de segurança realizados pela corporação.
A iniciativa reduziu drasticamente o prazo para realização das vistorias. Antes, a média era de 13 dias úteis e agora é de um dia.
As medidas implantadas pelo governador Jorginho Mello diminuíram a burocracia dos procedimentos, sem perder o foco na segurança das ações, como destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza:
SONORA
A medida também permitiu reduzir o número de analistas que atuam nas atividades, sem prejuízo à qualidade técnica das avaliações.
O vistoriador do CBMSC, cabo Rafael Dal Pont Pereira, explica os principais pontos que são verificados durante a vistoria:
SONORA
Outro ponto positivo é a estabilidade normativa. O decreto que regulamenta o Descomplica CBMSC determina que as Instruções Normativas (INs) não sejam alteradas até 2034, proporcionando segurança jurídica e previsibilidade para profissionais e empreendedores que atuam na área de segurança contra incêndio.
Repórter: Marcos Lampert
