O projeto que cria o Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional (FADENP) encaminhado pela Prefeitura foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Ubatuba e agora segue para sanção da Prefeita. O mecanismo permitirá ampliar o incentivo ao esporte amador, financiando iniciativas voltadas a crianças, jovens e adultos em diferentes modalidades.
O secretário de Esportes e Lazer, Saulo Souza, e o Secretário de Assuntos Jurídicos, Álvaro Marton, estiveram na Casa Legislativa para apresentar os objetivos do projeto. Foi destacado que o FADENP vai possibilitar o apoio financeiro para os atletas amadores para treinamento e participação em competições, contratação de profissionais de educação física, aquisição de equipamentos e materiais esportivos, realização de eventos e ampliação da oferta de aulas gratuitas em diversas regiões do município.
“O FADENP tem um papel fundamental em nossa política esportiva. Ele garante que diferentes projetos possam chegar às comunidades, oferecendo oportunidades para todos, desde a iniciação até o esporte de rendimento. É inclusão, saúde e cidadania através da prática esportiva”, afirmou Souza.
Além de ampliar o acesso às modalidades, o fundo contará com acompanhamento da Prefeitura e dos órgãos de controle.
“O FADENP é um instrumento público que precisa ser tratado com seriedade. Trabalhamos para assegurar que os recursos sejam aplicados de forma correta e dentro da legalidade, garantindo que o esporte de Ubatuba cresça de maneira organizada e sustentável”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos, Álvaro Marton Barbosa Junior.
Com a aprovação do projeto, Ubatuba avança na consolidação de políticas públicas voltadas ao esporte, fortalecendo o calendário esportivo local, apoiando atletas que representam a cidade em competições regionais e ampliando oportunidades de lazer e qualidade de vida para a população.