Choro, valsa, baião, bossa nova. Com essa mistura de ritmos o bandolinista Roberto do Valle e o violonista Israel Sete Cordas farão um duo e prometem uma apresentação eclética na edição desta sexta-feira (23) do projeto Sol Maior. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o evento começa às 16h, no Hotel Globo e segue até o pôr do sol.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que é um prazer grande observar a consolidação de mais um projeto criado pela Fundação há cerca de quatro anos. “O Sol Maior, inspirado nas ideias do nosso músico querido Dida Fialho, se consolida e hoje é uma referência na música instrumental de João Pessoa. Conseguimos integrar músicos e formações musicais variadas num momento de contemplação do belíssimo pôr do sol no Hotel Globo, que se transformou num ambiente de encontro da população de João Pessoa, do turista”, observa.
Para ele, a maior felicidade é observar essa diversidade de culturas que a Funjope consegue abraçar, acolher e cuidar. “Nós temos samba e choro na Praça Rio Branco, com o Sabadinho Bom; temos música instrumental no Hotel Globo; temos música contemporânea, pop, rock, techno, na Casa da Pólvora; temos forró nos variados polos que estamos organizando. A grande marca da nossa gestão é justamente esse acolhimento da diversidade e multiplicidade das culturas da cidade de João Pessoa, e o Sol Maior é um projeto de sucesso e extremamente consolidado no nosso Centro Histórico”, ressalta o diretor.
O instrumentista Roberto do Valle afirma que o Sol Maior é um projeto muito importante para João Pessoa e se configura como uma oportunidade de divulgar mais a cultura local. Por isso, ressalta que quer contribuir com a iniciativa, levando sua música instrumental.
Acompanhado pelo instrumentista Israel Oliveira – mais conhecido como Israel Sete Cordas – no violão de 7 cordas, Roberto do Valle incluiu no repertório, choros, valsa, baião, bossa nova e, no encerramento, O Trenzinho do Caipira, de Villa Lobos.
“Estou muito animado. Agradeço à Funjope pela oportunidade, pois será uma excelente apresentação. Quero, inclusive, fazer um convite a todos os amantes da boa música para que participem desse momento no Hotel Globo e curtam um pôr do sol fantástico”, convida.
Para o músico Israel Sete Cordas, a apresentação será um sucesso, com canções de grandes nomes do choro, da valsa. “O Sol Maior é uma boa iniciativa, que dá aos artistas locais a oportunidade de mostrar sua arte. Na Paraíba e em todo o Nordeste tem muito músico bom, alguns ainda escondidos”, observa.