Fotógrafos do STJ inauguram exposição “Além das Lentes”

Na noite desta quarta-feira (21), os cinco fotógrafos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deixaram momentaneamente o trabalho institucional para mostrarem que, para além dos registros oficiais, eles mantêm um olhar atento e sensível ao mundo que nos cerca. As fotografias que revelam esse olhar compõem a exposição Além das Lentes, dos fotógrafos Emerson Leal, Gustavo Lima, Lucas Pricken, Max Rocha e Rafael Luz, inaugurada no Espaço Cultural STJ. A curadoria é do ministro e fotógrafo Sebastião Reis Júnior.

Em 50 obras, os fotógrafos expõem registros autorais que descortinam o lado criativo e experimental de cada um deles. A exibição apresenta retratos do cotidiano, cenas da vida selvagem e até composições imaginárias.​​​​​​​​​

Sob a curadoria do ministro Sebastião Reis Júnior, fotógrafos do STJ revelam registros fora do mundo institucional.

Na inauguração, o ministro Sebastião Reis Júnior enfatizou que a capacidade dos cinco fotógrafos vai muito além da cobertura do dia a dia do STJ, fato comprovado pela qualidade de cada trabalho da mostra. Como curador, o ministro também destacou a dificuldade para selecionar as obras entre tantas de excelente nível técnico.

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, lembrou que é a primeira vez que o STJ promove uma exposição artística integralmente composta pelos trabalhos dos fotógrafos da corte. Ele revelou o desejo de realizar novas exibições com obras do grupo nos próximos anos.

Em nome dos artistas da noite, o fotógrafo Max Rocha convidou o público a enxergar – cada um por suas próprias lentes – as obras e os significados contidos em cada fotografia.

Sobre os artistas

As imagens expostas revelam o olhar único de cada autor: Max Rocha explora moda, fotografia e até inteligência artificial (IA) em suas fotografias surrealistas, já Emerson Leal traz fotojornalismo e registros que mesclam o urbano e a natureza. Gustavo Lima também trabalha com o meio ambiente, suas obras realçam a diversidade e a luta dos povos indígenas.

Com um olhar sensível ao sagrado, Lucas Pricken captura imagens que destacam a espiritualidade e a poesia do cotidiano. O fotógrafo Rafael Luz, por outro lado, explora a potência do preto e branco retratando afetos, lutas sociais e complexidade das relações humanas em sua série Cotidianos

A exposição ficará aberta para visitação pública até 25 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Espaço Cultural STJ, localizado no segundo andar do Edifício dos Plenários.

Confira as fotos da abertura no Flickr.