Pica-Pau é o novo técnico da equipe sub-20 do Blumenau – LNF

Pica Pau em ação pelo Blumenau | Foto: Sidnei Batista

O ex-atleta, um dos ídolos do Blumenau, retorna ao clube para trilhar uma nova história. Desta vez, Pica-Pau será técnico, profissão com a qual já iniciou carreira celebrando conquistas como o título estadual sub-18 e semifinalista no sub-20, ambos liderando a equipe da Chape Futsal, credenciando seu nome como um formador de sucesso no estado.

Além de contribuir como técnico da equipe sub-20, Pica-Pau fará parte da comissão técnica da equipe adulta na Liga Nacional, sendo auxiliar ao lado de Dé, somando esforços ao trabalho do técnico André Deitos no oitavo ano consecutivo do Blumenau Futsal na competição.

Com a experiência de carreira internacional, uma vida dedicada ao futsal, poderá dar um novo passo na história da formação do Blumenau Futsal a partir de 2025.

Pica-Pau nasceu em Chapecó, mas tem o DNA de um blumenauense de coração, local onde construirá uma nova história com o apoio e carinho da torcida do Blumenau!

Semana começa com oferta de 1.637 vagas de emprego pela Funsat – CGNotícias

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza 1.637 vagas de emprego nesta segunda-feira (6). As contratações são para 169 funções, oferecidas por 240 empresas em Campo Grande. Dentre as oportunidades, há vagas para açougueiro (10); almoxarife (2); atendente de telemarketing (10); capataz rural (1); eletricista (4); montador de andaimes para edificações (2); pedreiro (4); vendedor interno (28), entre outros.

O público PcD (Pessoa com Deficiência) conta com 18 oportunidades exclusivas em áreas como auxiliar de linha de produção (5); recepcionista (5) e vigilante (6), por exemplo.

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Tenha o cadastro em dia com a Funsat

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação. O telefone para contato é o (67) 4042-0585 / Ramal 5800.

#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma foto que mostra a fachada da Funsat registrada durante o dia. Destaque para o letreiro com fundo branco com a logo da Fundação e demais informações escritas em azul escuro e detalhes em amarelo.

Prefeitura de Sorocaba finaliza preparativos para iniciar entrega dos carnês do IPTU 2025 em janeiro – Agência de Notícias



6 de janeiro de 2025

9:37

Por: Evelyn Azevedo

Contribuinte que pagar em dia o imposto concorrerá a prêmios de R$ 1 mil a R$ 100 mil, pelo programa “IPTU Premiado – Em dia com o IPTU”

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), finaliza os preparativos para iniciar, já neste mês de janeiro, a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Ao todo, aproximadamente 330 mil carnês serão enviados via Correios, aos contribuintes que moram em Sorocaba. Os boletos serão distribuídos conforme os CEPs de cada imóvel.

A previsão é que todos os carnês sejam entregues até o mês de março. Os vencimentos iniciam entre os dias 10 e 21 do mesmo mês. O edital de distribuição e vencimentos do IPTU 2025 pode ser consultado pelo link: https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/iptu/carne-iptu-edital-de-distribuicao-e-vencimentos/.

Não haverá aumento real da tarifa, somente a correção da inflação, de 4,77%, com base no índice IPCA-E, conforme previsto na Lei Municipal nº 7.328/2004.

Para efetuar o pagamento à vista e com o desconto de 5%, bem como para consultar o valor do IPTU, deve ser acessado o site: iptu.sorocaba.sp.gov.br. A quitação em três parcelas, também com desconto de 5%, deverá ser feita também, exclusivamente, pelo site. Ao passo que as opção de pagamento em 10 parcelas está disponíveis no próprio carnê do IPTU.

2ª via do boleto
Em caso de extravio, para retirar a 2ª via do carnê os titulares dos imóveis deverão comparecer a qualquer uma das unidades das Casas do Cidadão Zeladoria (consulte endereços e horários de atendimento em (fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/locais-das-casas-do-cidadao), portando os documentos pessoais. A 2ª via do carnê estará disponível a partir do dia 3 de março.

Contestação de valor
A contestação de valores do IPTU poderá ser realizada em qualquer unidade das Casas do Cidadão Zeladoria, até o vencimento da primeira parcela do carnê. Neste caso, será necessária a abertura de processo administrativo, pelo titular do imóvel, para que o setor responsável analise o pedido. Nesta caso, será preciso apresentar documento com foto, constando o CPF, e cópia da capa e contracapa do carnê do IPTU 2025.

ausência no 2º turno pode ser justificada até esta terça (7)

Eleições 2024: ausência no 2º turno pode ser justificada até esta terça (7). Foto: Divulgação

Termina nesta terça-feira (7) o prazo para que os eleitores que não compareceram para votar no 2º turno das Eleições Municipais 2024, ocorrido em 27 de outubro, justifiquem a ausência à Justiça Eleitoral.

A justificativa pós-eleição pode ser feita em casa ou no cartório, presencialmente.

Justificativa pelo E-Título

Por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, disponível para download em dispositivos Android ou iOS, é só acessar o link “Mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados. Para justificar a ausência pelo app, é necessário que a eleitora ou o eleitor esteja com o título eleitoral regular ou suspenso.

Depois, é gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título da eleitora ou do eleitor para análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada.

Autoatendimento eleitoral

A justificativa de ausência ao pleito também pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral. Na página direcionada, é possível fazer uma solicitação de justificativa ou acompanhar o andamento de pedido encaminhado à Justiça Eleitoral. Em ambos os casos, é preciso informar o número do título eleitoral ou do CPF ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste).

Justificativa presencial

Além das duas formas digitais, é possível justificar a ausência ao pleito de maneira presencial. Nesse caso, o eleitor deve preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo no cartório eleitoral mais próximo ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor. Se ela for negada, será necessário quitar o débito (a multa) com a Justiça Eleitoral.

E se eu não justificar?

O não cumprimento do prazo de apresentação da justificativa pode resultar em multa. Além disso, há outras consequências para quem não vota, não justifica e não paga as multas eleitorais. Nesse caso, a pessoa fica impedida de:

  • tirar o passaporte e a carteira de identidade;
  • inscrever-se em concurso público;
  • renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • tomar posse ou receber remuneração de cargo público, entre outras restrições.
  • Não se esqueça de que cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela Justiça Eleitoral, para efeito de comparecimento.

Eleitorado obrigatório

No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para pessoas maiores de 18 anos e facultativos para os maiores de 70 anos, para os jovens de 16 e 17 anos e para as pessoas analfabetas. Para saber mais sobre a justificativa eleitoral, acesse o Portal do TSE.

Equipes do programa “HumanizAção” acolhem 24 pessoas em situação de rua no domingo (5) – Agência de Notícias



6 de janeiro de 2025

8:41

Por: Luís Gustavo Adabro

Os profissionais do programa “HumanizAção” realizaram, ao longo de todo o domingo (5), atendimentos a 51 pessoas em situação de rua, em diferentes pontos da cidade, sendo que 24 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Na entidade, são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

A iniciativa municipal é realizada de forma integrada pela Secretaria de Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Os munícipes podem sempre colaborar com o programa “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.

Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado

Monitoramento

Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado


06/01/2025 |
07:30 |
51

A Guarda Civil Metropolitana, juntamente com as demais forças de segurança, está presente nos dias do Festival Forró Verão, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, no Busto de Tamandaré. Com um efetivo reforçado e estrutura estratégica, o monitoramento é realizado através de drones e câmeras, contando ainda com o efetivo a pé e motorizado, para proteger quem aproveita a festa e coibir quaisquer ações criminosas, garantindo a tranquilidade para pessoenses e turistas.

“Mais de 50 guardas atuaram na primeira noite do Forró Verão, com as equipes de Patrulhamento a Pé, Rondas Motorizadas, Policiamento Aéreo, através de drones, e o suporte da Base Móvel de Videomonitoramento (ônibus), conectada diretamente à Central de Operações. Todo nosso trabalho é o integrado às demais forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Semob-JP, Corpo de Bombeiros e Samu-JP). A Guarda também conta com o trabalho do Serviço de Inteligência para ações preventivas e rápidas respostas em qualquer ocorrência” explicou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Dudu Soares.

O cuidado com a segurança foi elogiado por quem prestigiou a abertura do Festival Forró Verão. Ana Souza, turista de Recife, compartilhou a experiência que teve. “Estar em uma festa tão bem organizada e sentir essa segurança é maravilhoso. A presença da Guarda e de toda a equipe de segurança nos deixa tranquilos para curtir cada momento sem preocupação” disse a turista.

O secretário Dudu Soares destacou que com o trabalho da Guarda Civil Metropolitana, a Prefeitura reafirma o empenho em fazer de João Pessoa um lugar mais seguro, valorizando o bem-estar de todos e consagrando o sucesso e alegria da 2ª edição do Festival Forró Verão. “A Guarda Civil está trabalhando junto com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança para trazer segurança ao pessoense e aos turistas em nossa Capital”, reforçou.

Veja idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025

Veja idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025.

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.

As idades vão aumentando seis meses a cada ano. No caso da mulher, a idade chegará a 62 anos em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027. A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também tem alterações neste ano. Para mulheres, são necessários 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 102 pontos (com 35 anos no sistema do INSS).

Uma situação diferente é para professores, que precisam ter tempo de contribuição mínimo no magistério (25 anos para mulher e 30 anos para homens). Em 2025, as professoras precisam somar 87 pontos e os professores, 97. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem.

Pedágio

Existem ainda as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O pedágio de 50% prevê que o trabalhador cumpra um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante. Esse método pode proporcionar um benefício mais alto.

No pedágio de 50%, as pessoas precisariam trabalhar por mais metade do tempo que faltava para chegar ao tempo previsto de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto.

*Com Agência Brasil

Abertura de empresas cresce 10,34% e totaliza 11.164 novos empreendimentos no acumulado de 2024 em MS

No acumulado de janeiro a dezembro de 2024, 11.164 novas empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, quantidade 10,34% superior à registrada no mesmo período de 2023 (10.117). O resultado é recorde na série histórica da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

É o que aponta o relatório de dezembro de 2024, divulgado pela Jucems. Do total de novos empreendimentos registrados na Jucems no ano de 2024, 71,3% (7.960 empresas) são do setor de serviços, enquanto o Comércio contabilizou 24,91% (2.781) e a Indústria totalizou 423 novas empresas (3,79%).

No mês de dezembro do no passado foram abertas 720 novas empresas em Mato Grosso do Sul, também tendo o setor de serviços como o principal motor da economia local, respondendo por 75,97% dos empreendimentos, com 547 novos negócios; seguido pelo comércio, com 152 (21,11%) e pela indústria, que registrou 21 novas empresas (2,92%).

Entre os municípios, Campo Grande lidera o ranking reafirmando sua posição como principal polo empreendedor do Estado. Em dezembro, a Capital respondeu por 43,33% das aberturas, com 312 novas empresas. Dourados (63 empresas) e Três Lagoas (35 empresas) também figuraram entre os destaques.

No acumulado do ano, Campo Grande foi responsável por 52,71% das aberturas, totalizando 5.884 novas empresas. Em Dourados, foram 1.266 registros e, em Três Lagoas, 549 novas empreendimentos foram abertos. Completam o ranking: Ponta Porã (281); Naviraí (276); Chapadão do Sul (257); Corumbá (196); Ribas do Rio Pardo (149) e Maracaju (197).

Ainda em dezembro de 2024, Mato Grosso do Sul registrou o fechamento de 490 empresas. Campo Grande liderou nesse indicador, com 228 encerramentos no mês (46,53% do total) r mantendo o saldo positivo de empresas ao longo do ano no município.

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

Com inovação, MS se destaca nacionalmente e apoia pesquisas e empreendedores sociais – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Com investimentos e apoio oferecido em diferentes áreas, o Governo de Mato Grosso do Sul se destaca no ranking dos estados que oferecem maior apoio aos empreendimentos inovadores. Mato Grosso do Sul ocupa o 3° lugar no cenário nacional em número de empreendimentos inovadores em relação à sua população – atrás somente do Rio Grande do Sul e Rondônia.

Os dados são do CLP (Centro de Liderança Pública) e integram o ranking de competividade dos estados. Na classificação do CLP, foram observados o número de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e parques científicos vinculados à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para cada 1 milhão de habitantes.

Para quem é beneficiado por programas que oferecem apoio a empreendimentos inovadores, como o Tecnova e o Centelha, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), o investimento realizado pelo Estado possibilita meios de crescimento para novos negócios.

“Esses recursos permitem que a gente possa finalizar os nossos estudos para chegar ao mercado, e gerar renda. Temos exemplos de estados que estão investindo em inovação há bastante tempo, e o retorno é grande. Quando a gente tem um investimento, como vem acontecendo aqui, ocorre uma mudança de cenário. Hoje o Governo do Estado tem esse olhar, eu tenho certeza que com o tempo a gente vai ter muita indústria saindo daqui, estamos falando de mercados gigantes”, disse a pesquisadora Denise Bretan, farmacêutica e professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A pesquisadora é uma das responsáveis pela Arandu Biotecnologia, inova ao desenvolver um corante vermelho intenso, natural, obtido com tecnologia limpa, seguro à saúde e de origem pantaneira. A substância vermelha produzida pelo microrganismo encontrado no Pantanal tem vantagens físico-químicas em relação a outros corantes, como cor intensa, estabilidade e solubilidade em água, características interessantes para os mercados alimentício, cosmético e até têxtil. 

“A ideia dos microrganismos de um tempo para cá, ele vem sendo aplicado para os mais diferentes mercados, justamente porque eu consigo fazer isso aqui, que é cultivar em laboratório. Eu não preciso plantar, não preciso ter uma área”, explicou Denise.

O programa Tecnova promove o desenvolvimento econômico, social e tecnológico, incentivando empresas a propor projetos para produtos ou serviços inovadores. Já o programa Centelha estimula a criação de empreendimentos inovadores e a disseminação da cultura empreendedora. 

Em outro ambiente de inovação, a linha e a agulha são os objetos que contribuíram para que um grupo de costureiras pudesse mudar a própria realidade. Tudo começou com o sonho de Ivani Grance, antropóloga, empreendedora e educadora social, que iniciou o projeto “República das Arteiras” para reunir costureiras e consumidores, que posteriormente passou a receber investimentos do Governo do Estado e se tornou uma startup.

“Surgiu da necessidade do consumidor que não encontra esse serviço facilmente. São pessoas de corpos grandes, corpos diversos, projetos de cultura, criadores de moda autoral, que às vezes precisa de um serviço específico e não encontra. Encontra a costureira que faz camisetas em grande quantidade, uniformes, mas aquele projeto mais elaborado e personalizado é mais difícil de encontrar essa mão de obra”, explicou Ivani.

O grande investimento do grupo ocorreu na época da pandemia, e atualmente a plataforma do projeto conta com 145 costureiras em Campo Grande e também em Pernambuco. “Na pandemia, a plaquinha no portão foi por ralo abaixo, mas todo mundo precisava de máscaras. A partir daí começamos o coletivo comum modelo de coworking, trabalhando em rede colaborativa com outras profissionais”, disse a empreendedora.

E foi assim que a costureira Nalva Santos, 52 anos, também começou a mudar. Ela era funcionária de uma confecção, e passou a atender de forma independente no Bairro Nova Lima. Mas quando se uniu a República das Arteiras, tudo melhorou.

Atualmente ela mantém o ateliê em um endereço privilegiado de Campo Grande – na Rua Rio Grande do Sul, na esquina com a Avenida Mato Grosso – e emprega outras três costureiras além de profissionais que prestam serviços diversos. “Hoje tenho um sucesso que não tinha imagino e a responsável por isso é a República das Arteiras. Eu estava pronta de desistir, mas deu certo depois de uma visita da Ivani. Eu posso falar que cresci mentalmente, fisicamente, a minha autoestima, tudo de bom desenvolveu na minha vida”, disse Nalva.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Funsat anuncia 1.637 vagas de emprego em 169 profissões nesta segunda-feira (6) – CGNotícias

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza 1.637 vagas de emprego nesta segunda-feira (6). As contratações são para 169 funções, oferecidas por 240 empresas em Campo Grande. Dentre as oportunidades, há vagas para açougueiro (10); almoxarife (2); atendente de telemarketing (10); capataz rural (1); eletricista (4); montador de andaimes para edificações (2); pedreiro (4); vendedor interno (28), entre outros.

O público PcD (Pessoa com Deficiência) conta com 18 oportunidades exclusivas em áreas como auxiliar de linha de produção (5); recepcionista (5) e vigilante (6), por exemplo.

A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Tenha o cadastro em dia com a Funsat

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação. O telefone para contato é o (67) 4042-0585 / Ramal 5800.

#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma foto que mostra a fachada da Funsat registrada durante o dia. Destaque para o letreiro com fundo branco com a logo da Fundação e demais informações escritas em azul escuro e detalhes em amarelo.

MS registra 16.229 casos confirmados de dengue – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul já registrou 19.473 casos prováveis de Dengue, sendo 16.229 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 52ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (03). Segundo o documento, 32 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Campo Grande, Aquidauana, Jardim e Miranda registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Japorã. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 121.368 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 207.796 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 2.766 casos prováveis, sendo 919 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 52 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 52 – 2024

Danúbia Burema, Comunicação SES

Com práticas de segurança do paciente mais consolidadas, Funsau cumpre 100% do Contrato de Gestão

A Funsau (Fundação Serviços de Saúde), responsável pela gestão do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), cumpriu 100% do Contrato de Gestão assinado com o Governo do Estado no primeiro semestre do ano passado. Uma das entregas mais significativas foi o aumento do índice de conformidade das práticas de segurança do paciente em relação ao ano anterior.

As práticas de segurança do paciente são medidas que visam prevenir e reduzir o risco de danos aos pacientes durante o processo de cuidado. A segurança do paciente envolve prevenção de erros e eventos adversos que podem ocorrer durante o processo de cuidado.

Por isso, alguns procedimentos adotados no HRMS são fundamentais para que o paciente esteja mais seguro durante a internação ou realização de algum procedimento no HRMS.

Pacientes e acompanhantes são identificados assim que chegam ao hospital

“Temos avançado na organização dos protocolos e treinamentos em segurança do paciente, o que garantiu o aumento do indicador de conformidade, chegando a 90%. Temos reforçado continuamente a importância da identificação correta do paciente, a necessidade de uma comunicação clara e objetiva e a orientação adequada sobre medicações e procedimentos, por exemplo. O objetivo é sempre garantir que os pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade”, explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS e ponto focal do Contrato de Gestão, Roberta Higa.

Outro iniciativa prevista no Contrato de Gestão e já executada é o “HRMS Digital”, que previa a disponibilização dos resultados de exames digitalmente. Todos os exames laboratoriais realizados no HRMS são disponibilizados no site www.hospitalregional.ms.gov.br/exames/ e podem ser acessados com o login e senha entregues no momento da coleta.

Por meio do projeto “HRMS de Portas Abertas para o Ensino”, foi produzido e ofertado gratuitamente o curso “MS Amigo da Criança” a profissionais de saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul, com foco na saúde da criança e aleitamento materno.

Curso online foi ministrado pelo médico pediatra do HRMS, Haroldo Luiz Lins e Silva

Cerca de 500 profissionais de mais de 40 municípios sul-mato-grossenses e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Paraná, participaram da capacitação.

O projeto “Modernização Hospitalar em Ação”, que consistia na realização de um estudo técnico de diagnóstico situacional da infraestrutura do HRMS, também foi 100% concluído.

Para a diretora-presidente da Funsau, Marielle Alves Corrêa Esgalha, a execução de todos os projetos previstos no Contrato de Gestão mostra o empenho e compromisso do HRMS em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.

“Em 2024, por mês, tivemos em média 1,5 mil pacientes internados e 5,8 mil consultas ambulatoriais realizadas, além de aproximadamente 2,5 mil pessoas atendidas no Pronto Atendimento Médico. Ao atingirmos 100% das metas estabelecidas, reafirmamos nosso compromisso com a eficiência, a transparência e a qualidade no atendimento aos nossos pacientes”, afirma.

O Contrato de Gestão da Funsau conta, ao todo, com seis projetos, que incluem, ainda, ações de sustentabilidade e aprimoramento da gestão.

Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS

Estado concede mais de 41 mil benefícios pelo Universidade Gratuita e realiza o maior concurso público da história da Educação

Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom

O ano de 2024 foi marcado por diversos avanços na Educação de Santa Catarina. Dentre eles, destacam-se: a criação do Programa Catarinense Técnico (CaTec), o crescimento do Programa Universidade Gratuita, a ampliação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, a realização do maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina e a descompactação da tabela salarial dos professores.

“Foi um ano de muitos avanços na educação do nosso Estado. Sob o comando do nosso governador Jorginho Mello, estamos dando passos muito significativos a cada ano para que a educação catarinense evolua como os nossos estudantes, professores e comunidades escolares merecem”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

“O nosso foco é sempre melhorar para oferecer ótimas condições em todos os sentidos aos nossos estudantes, professores e toda comunidade escolar. Foi um ano que avançamos muito em diversos aspectos da Educação e temos grandes expectativas para 2025”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Criação do CaTec

O número de estudantes em cursos técnicos da rede estadual de Santa Catarina saltou de 12 mil para 30 mil após a criação do Programa Catarinense Técnico (CaTec) pelo Governo do Estado em 2024, representando um aumento de 150% no número de matrículas. Os índices demonstram a efetividade da iniciativa, cujo objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que terminem o Ensino Médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.

Foto: Marco Favero/ Arquivo/SECOM

O CaTec permite que milhares de jovens estejam mais preparados para atuar no mercado de trabalho logo após a conclusão do ensino básico e tenham mais uma fonte de renda para a melhora da qualidade de vida deles e das suas famílias.

Mais estudantes cursando o Ensino Superior com o programa Universidade Gratuita

Apenas em 2024, o Governo do Estado concedeu mais de 41 mil benefícios pelo Universidade Gratuita, maior programa estadual de formação superior do Brasil. O investimento do Governo de Santa Catarina para a realização do programa este ano foi de quase R$ 507 milhões. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.

Foto: Marco Favero/ Arquivo/ SECOM

Este ano, como contrapartida do programa Universidade Gratuita, foram realizadas formações para os educadores da Rede Estadual de Ensino. As capacitações foram organizadas com os Núcleos de Acompanhamento Pedagógico e Formação das Coordenadorias Regionais de Educação, que conhecem de perto a realidade e as necessidades de cada região.

Ampliação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares

Em 2024, o modelo cívico-militar foi implementado na EEB São José, em Herval d’Oeste. A unidade atende aproximadamente 480 alunos, das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, e conta com 22 salas de aula, quatro laboratórios, auditório e ginásio de esportes. Ampliando o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina de nove para dez escolas estaduais.

Foto: Marina Simões/SED

Também neste ano, foi realizado o 1º Seminário Estadual das Escolas do Programa Cívico-Militar, em Joaçaba. O objetivo da ação foi orientar e alinhar as ações realizadas pelo programa, além de esclarecer como é feita a organização e a gestão das unidades participantes. O seminário ainda teve momentos para trocas de experiências e compartilhamento de boas práticas, visando melhorar ainda mais o trabalho feito nas escolas estaduais cívico-militares.

Maior concurso público da história da Educação de SC

O maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina teve mais de 75 mil inscritos. As provas para professor e para cargos administrativos foram realizadas em setembro.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

A escolha de vagas para os professores classificados aconteceu no início de dezembro e os nomeados já começarão a trabalhar em 2025. A escolha de vagas para os cargos administrativos será feita em fevereiro. As etapas posteriores serão divulgadas em datas mais próximas.

Descompactação da tabela salarial do magistério

Em 7 de novembro, o governador Jorginho Mello sancionou a Lei da descompactação da tabela salarial dos professores. A iniciativa garante um aumento salarial aos professores efetivos do quadro de servidores da Educação. Foi a primeira vez em 16 anos que o Governo do Estado concretizou uma proposta deste tipo.

Foto: Leo Munhoz/SECOM

O objetivo é diferenciar os rendimentos dos professores de acordo com seu tempo de serviço público e qualificação profissional, promovendo uma valorização justa e necessária dos docentes. Outro ponto central da medida é o compromisso do governo estadual de aplicar 100% dos recursos do Fundeb no pagamento dos professores, garantindo que essas verbas destinadas à Educação sejam totalmente direcionadas à valorização profissional.

Retrospectiva 2024: Governo do Estado reforça estrutura de Polícia Penal no sistema prisional catarinense

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI), através da Polícia Penal de Santa Catarina, recebeu um grande investimento por parte do Governo no ano de 2024. Visando sempre a segurança para a sociedade catarinense, e incentivando os programas de Ressocialização.

Novas vagas foram criadas, como no Complexo Prisional de Tubarão, no Sul do estado, que ganhou uma nova estrutura. O espaço anexo foi projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto. Também foi inaugurada a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, focada na ressocialização dos detentos por meio do trabalho. Na ocasião ainda foram entregues pelo Governo do Estado, em um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, três viaturas e 1.100 coletes balísticos para a SEJURI.

O Governo Estado também realizou a compra de novos armamentos, importantes para as escoltas e foram distribuídos nas unidades prisionais. Somente no setor de inteligência foram investidos este ano, dois milhões de reais.

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social alcançou destaque nos números da educação básica, com um aumento de mais de 20%, em relação a 2023. E visando a erradicação ao analfabetismo no Sistema Prisional Catarinense, em um universo de mais de 26.000 detentos, restam aproximadamente 60 (0,22%), analfabetos. Em cinco unidades prisionais femininas acontece o projeto “Mulheres Mil-Pronatec”, que disponibiliza 275 vagas, divididas em 10 cursos. Entre os cursos oferecidos, Assistente Administrativo, Manicure e Pedicure, Maquiador, Salgadeira, Assistente Administrativo, Assistente de Costura e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Para o Governo de Santa Catarina a reintegração social e profissional das pessoas privadas de liberdade é muito importante. Em 2024, o Estado que é  referência no Brasil, virou destaque pelo alto índice de presos que exercem atividades laborais, aproximadamente 32%, número acima da média nacional, que é de 19%.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou em 2024 uma parceria laboral com a SEJURI para a utilização da mão de obra de detentos do Sistema Prisional Catarinense. Os reeducandos desenvolvem serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Pelo quinto ano consecutivo o Estado foi destaque no Selo Resgata, cinco empresas catarinenses receberam a premiação da Secretaria Nacional de Políticas Penais. Com uma política de concessão dedicada à ressocialização, o Selo Resgata reconhece organizações que empregam pessoas em privação de liberdade, em internação, cumprindo alternativas penais ou provenientes do sistema prisional.

Em solidariedade, e com autorização concedida pelo governador Jorginho Mello, policiais penais de Santa Catarina se deslocaram para prestar assistência emergencial na Penitenciária de Canoas 1 (PECAN I), no Complexo Penitenciário de Canoas (CPC) e na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM), todas severamente afetadas pelas inundações que atingiram o estado vizinho em abril de 2024.

Cabreúva renova para mais uma temporada no Praia Clube aos 41 anos – LNF

Aos 41 anos, o fixo Cabreúva seguirá jogando por mais uma temporada no futsal brasileiro. O experiente atleta, que tem passagem pela Seleção Brasileira na carreira, renovou o contrato com o Praia Clube, time pelo qual foi vice-campeão da Liga Nacional na última temporada.

Cabreúva segue mais uma temporada. | Foto: Bruno Cunha

Além de Cabreúva, o Praia também anunciou a renovação com o técnico Alemão; com os goleiros Gian Wolverine, Thiago e Giuliano; com os alas Claudinho, Betinho e Rudi e com o pivô Fabinho.

Natural de Jundiaí, no interior de São Paulo, Paulo Henrique Zanardo Mendonça dos Santos — nome por trás do apelido Cabreúva — passou por Tubarão, Corinthians, Atlântico, Orlândia, Jaraguá, Campo Mourão, Pato e Passo Fundo, além do Praia Clube. Pelo Orlândia, foi campeão nacional em 2013. No exterior, também jogou no Azerbaijão, na Holanda, no Cazaquistão e na Itália.]

O bom desempenho no meio da década passada o levou para a Seleção Brasileira. Em 2016, conquistou a Liga Sul-Americana pelo Brasil. Com a Amarelinha, também foi campeão do Grand Prix.

Ao longo da carreira, Cabreúva passou por uma mudança de posição. De atleta arisco na ala, recuou na quadra com o passar do tempo e se tornou fixo, com funções mais defensivas. Na nova função, manteve o alto nível e foi um dos principais destaques defensivos da LNF em 2024, com 355 desarmes com a camisa do Praia Clube.

Em entrevista ao ge em novembro, o fixo afirmou que ainda não sabia quando vai pendurar as chuteiras, mas que estuda para se tornar treinador quando optar por encerrar a vida de atleta.

— Eu vou ano a ano. Já estou em uma idade que a gente não pode prolongar muito o nosso pensamento, nossos planos. A gente tem que viver ano a ano. Ainda pode acontecer alguma coisa de lesão, um monte de coisa que a gente pode passar. Mas hoje eu quero jogar mais um ano. Eu estou já tentando fazer o curso de treinador. Acho que eu levo o jeito pra isso. Vim conversando bastante com o Alemão [técnico do praia Clube] sobre isso. Mas não sei quando. Hoje eu não quero parar.

“Eu estou desfrutando, curtindo o momento ainda. Estou me sentindo bem dentro de quadra. E estou podendo ajudar. Enquanto eu estiver assim, eu não paro”, concluiu.

Sine-JP inicia janeiro com oferta de 554 vagas de emprego em várias funções

Quem quer começar o ano com a boa notícia de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, basta ir ao Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) que estão sendo ofertadas 554 vagas, nas mais diversas funções, a partir desta segunda-feira (6). O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro.

A função de atendente de telemarketing é a que mais chama a atenção na lista desta primeira semana de janeiro. São 100 vagas oferecidas. E para concorrer a uma delas nem precisa ter experiência comprovada. Basta ter conhecimentos básicos em informática e ter cursado o ensino médio completo.

Outro cargo com vasto número de vagas disponíveis é o de auxiliar de linha de produção. São 59 vagas, sendo cinco delas oportunidades para o primeiro emprego. O restante exige experiência e ensino fundamental ou médio completo.

Servente de obras e pedreiro são outras funções com excelentes oportunidades. Para servente, estão sendo ofertadas 45 vagas, e para pedreiro, 39. É importante observar as exigências para ocupar o cargo.

Há também vagas para vigia, vendedor, atendente de lanchonete, manobrista, jardineiro, garçom, encanador, cozinheiro, churrasqueiro, almoxarife, atendente de farmácia, carpinteiro, chapeiro, entre outros.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade (www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/).

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Lei que recriou o SPVAT é revogada e pagamento obrigatório do seguro continua extinto em 2025

Proprietários de veículos automotores não precisam mais se preocupar com o pagamento do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) em 2025. 

Sancionada em maio de 2024, a Lei Complementar nº 207, que recriou o SPVAT, foi revogada no dia 31 de dezembro do mesmo ano, pela Lei Complementar n° 211, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

O SPVAT passaria a ser cobrado de todos os proprietários de veículos automotores de via terrestre, como carros, motos e caminhões a partir deste ano, e substituiria o antigo DPVAT, extinto em 2020. 

O seguro tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito e seria obrigatório. Estariam previstas indenização por morte, por invalidez e reembolsos para assistências médicas e também serviços funerários.

Com a sanção da nova lei, o seguro não será mais cobrado e continuará extinto, ou seja, vítimas de acidentes que não tiverem seguro privado não terão direito a indenizações. 

Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul não chegou a firmar convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a cobrança do SPVAT. Assim como era com o DPVAT, a responsabilidade pela gestão do SPVAT seria da Caixa Econômica Federal, cabendo aos Estados apenas intermediar a cobrança, e fazer o repasse.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Estádio Dario Rodrigues Leite Recebeu o Primeiro Jogo da Copinha 2025 em Guaratinguetá – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Hoje, dia 5 de janeiro, o Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, foi palco da primeira partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional “Copinha”. A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Esporte, organizou o evento, que marcou a estreia local com o jogo entre o Atlético de Guaratinguetá e o Porto Vitória-ES. O placar final foi 2×0 para o Porto Vitória.

 

Com o calor intenso deste domingo, a Secretaria do Meio Ambiente e a SAEG disponibilizaram um caminhão-pipa com jato de água para refrescar os torcedores, garantindo mais conforto para o público presente.

 

A competição, que já está em andamento em outras cidades, reúne os jovens talentos do futebol brasileiro. Guaratinguetá tem a honra de ser uma das sedes do torneio, proporcionando aos torcedores a chance de acompanhar as futuras estrelas do futebol.

 

Próximo Jogo em Guaratinguetá

2ª Rodada – Dia 8 de Janeiro (Quarta-feira)

12h45 – Atlético Guaratinguetá x Vitória da Conquista-BA

 

Atenção! Para garantir sua entrada no estádio, faça o cadastro no aplicativo BIPFUT e reserve seu ingresso. Não perca os próximos jogos!

Retrospectiva 2024: Porto de Imbituba bate recorde operacional e investe em obras de infraestrutura

Foto: Anderson Coelho

A movimentação até novembro de 2024 bateu recorde de produtividade e ultrapassou os resultados de todo ano de 2023 com mais 7,8 milhões de toneladas de cargas 

A SCPAR, administradora do Complexo Portuário de Imbituba, em sua trajetória de resultados significativos, concluiu 2024 com números a serem celebrados. Em relação ao mesmo período de 2023 houve um crescimento de 11,6% na movimentação de cargas, somando mais de 7,8 milhões de toneladas e recorde histórico de produtividade para o acumulado do ano.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, os números seguem confirmando o crescimento no desempenho do Porto. “Este é um resultado muito importante para o porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho logístico de SC e também para a economia da Região Sul catarinense”, afirma Amaral.

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, ressaltou os investimentos projetados para o futuro. “Para o próximo ano, planejamos investir cerca de R$ 70 milhões, visando a expansão contínua e o fortalecimento das nossas operações portuárias”, afirmou. Os resultados evidenciam que o Porto de Imbituba continua em um sólido processo de desenvolvimento, avançando de maneira consistente rumo à expansão de suas operações, detalha.

No que diz respeito ao fluxo de embarcações, até novembro de 2024, atracaram 306 navios no Porto de Imbituba, aumento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2023. 

Dentre toda movimentação de cargas do Complexo Portuário de Imbituba (embarques e desembarques), os maiores volumes operados no acumulado de 2024 foram de coque de petróleo, contêineres, sal, açúcar (granel), farelos de soja e de milho. 

No acumulado de 2024, a liderança das exportações (50,7% do total) vem acompanhada de alta de 8% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo período de 2023. Em contrapartida, as importações garantiram a fatia de 39,3% das operações com cargas no Porto de Imbituba e um aumento de 21,7 % na comparação com igual período de 2023. 

Em referência à cabotagem, navegação entre portos do mesmo país, a mesma representou 9,2% da movimentação do Porto no acumulado de janeiro a novembro, indicando uma redução de (-10,5%) na quantidade de cargas em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os graneis sólidos representaram mais de 6,2 milhões de toneladas no acumulado do ano, crescimento superior a 7,5% no comparativo com o mesmo período de 2023. Tais cargas (Granel sólido) representam 80% de toda a movimentação portuária, com especial relevância para o coque de petróleo que operou mais de 1,8 milhão de toneladas em 2024. No contexto geral, as maiores movimentações, dentro da rubrica granel sólido, foram de coque de petróleo, sal, açúcar (granel), farelos de soja e de milho e trigo. 

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 2,1 bilhões de dólares, nestes onze meses de 2024, crescimento de 19,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Avanços em gestão e infraestrutura

A maior obra em andamento no Porto de Imbituba, a recuperação, reforço e ampliação do Cais 3, continua ocorrendo com avanços significativos no trecho final do píer. Além disso, o ano ficou marcado por melhorias ao longo de toda a área portuária, tais como, a implantação de drenagem no início do Berço 1, a construção de nova subestação de entrada de energia em padrão internacional, a construção de estacionamento para os usuários, novos 3 km de calçada para circulação segura de trabalhadores, a aprovação do projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) das 38 edificações da Autoridade Portuária, junto ao Corpo de Bombeiros, além de reformas nas instalações da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em quatro subestações internas, na Capela São Pedro e na Casa de Convivência do Berço 1.

No curto prazo, estão previstas para ocorrer a construção da nova Casa de Convivência do Berço 2, a execução do PPCI, a licitação da obra de recuperação do molhe de abrigo, a derrocagem (retirada de rochas) do início do Cais 1 e construção do dolfim de amarração do Cais 2, ampliando a capacidade de recebimento de navios.

No quesito ambiental, além do amplo trabalho de monitoramento, controle e conscientização, onde foram aplicados em torno de R$ 5,1 milhões ao longo do ano, Imbituba deu um importante passo na agenda da descarbonização portuária. A Autoridade Portuária passou a integrar a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, junto aos maiores complexos portuários do país.

De forma efetiva neste tema, passou a operar no Complexo Portuário de Imbituba o sistema de energia fotovoltaica, que gera 15% de toda a energia necessária para as operações do Porto a partir da transformação da luz solar em eletricidade.

A coordenação de esforços ambientais também resultou na finalização do Plano de Área dos Portos de Imbituba e Laguna (PA-PIL), com a apresentação da primeira versão ao Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em novembro. O PA-PIL estabelece os procedimentos das empresas e órgãos públicos em caso de um incidente ambiental de poluição por óleo.

O programa de visitas da Autoridade Portuária, Porto de Portas Abertas, recebeu no ano de 2024 um total 66 grupos, sendo 45 de instituições de ensino, 11 de  visitas institucionais e 10 grupos da comunidade. 

Em 2024, o porto apoiou 28 projetos, com um investimento de cerca de R$ 660 mil, por meio de patrocínios e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procult).

Ao longo do ano, foram recebidos cinco prêmios e reconhecimentos relativos à gestão, governança corporativa e atuação socioambiental da Autoridade Portuária. Internamente, a SCPAR implantou um amplo programa de gestão de pessoas, com foco no bem-estar, saúde mental e integração dos colaboradores.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br

Géssica da Silva gessica.silva@portodeimbituba.com.br

(48) 98482-4737