Corpo de Bombeiros Militar de SC amplia tecnologias para atendimento à população

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/01/SECOM-Sonora-Capitao-CBMSC-Novas-Tecnologias-Atendimento-Emergencias.mp3

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está ampliando o uso das tecnologias no atendimento de ocorrências para melhor atender à população.

Um exemplo é o uso de aplicativos de chamada de vídeo e integração de mapas que permitem localizar as ocorrências com mais precisão, além de informar a distância para o atendimento.

Com o aprimoramento da ferramenta, o atendente que recebe a chamada pelo 193 consegue visualizar, em uma mesma tela, a localização da ocorrência e todos os recursos de atendimento disponíveis nas proximidades.

O mapa também está integrado às câmeras de monitoramento Bem-Te-Vi, que realizam o monitoramento das ruas, possibilitando que a situação seja observada de forma mais clara e detalhada.

Outras ferramentas que estão sendo utilizadas são o rastreamento das viaturas e chamadas de vídeo para orientar o acompanhante da vítima enquanto a guarnição se desloca para o local da ocorrência.

O chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC, capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, elenca as novas funcionalidades e explica como elas melhoram o atendimento de emergências:

SONORA