NOTÍCIAS

Biblioteca faz campanha para divulgar livros de autores negros – Prefeitura Municipal de Ubatuba

No mês da Consciência Negra, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) convida a população para conhecer o acervo de obras de autores negros e que exploram temas como a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira da Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense. A ação faz parte do evento Negro de Todas as Cores, promovido pela Fundart, que já realizou no dia 20 de novembro uma programação no Teatro Municipal, com atrações musicais, roda de capoeira e o concurso A Mais Bela Negra, e segue apoiando iniciativas nos quilombos da Caçandoca e Fazenda nos próximos dias.

Para dar protagonismo a esta parte do acervo, durante o mês de novembro, a Fundação disponibilizou os títulos principais da temática na estante de obras em destaque da biblioteca e também deixou os funcionários preparados para indicar tais livros. Nessa listagem destacam-se autores como Carolina Maria de Jesus e Djamila Ribeiro, com os clássicos “Quarto de Despejo” e “Pequeno Manual Antirracista”, além de produções que abordam a história, os desafios e as contribuições da população negra no Brasil.

 
 
   

De acordo com a bibliotecária Mayara Aranha, o acervo reúne cerca de 60 títulos dedicados ao tema, abrangendo literatura, pesquisas e registros culturais. “Nosso objetivo é promover a leitura e ampliar o acesso a obras que contribuam para o reconhecimento e valorização da história e cultura negra. Por isso, neste mês nossa prateleira principal está focada para essa temática e todos estão convidados a conhecer e se aprofundar mais nessa literatura”, afirmou.

A diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito, ressaltou a relevância de ações como essa. “Como professora e mulher negra, acredito que a literatura é uma ferramenta poderosa para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Incentivar a leitura desses autores é essencial para amplificar as vozes negras e combater preconceitos enraizados na nossa sociedade”, disse.

O acervo está disponível para consulta e empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense.

Clique aqui e confira a lista das obras sobre o tema.