O Governo Federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), informou no início da tarde desta terça-feira (26) que realizou a suplementação orçamentária na ordem de R$ 38 milhões para que o Exército Brasileiro retome a Operação Carro-Pipa.
A operação havia sido suspensa ontem em todo o território nacional. De acordo com o Exército Brasileiro, a interrupção ocorreu devido à falta de descentralização de recursos financeiros.
Na nota divulgada à imprensa, o Governo afirma que “o programa será retomado imediatamente”, pontuando ainda que “de janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 500 milhões para garantir a execução da OCP. No mesmo período, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca”.
De acordo com dados da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o serviço abastece com água potável 159 municípios do estado, atendendo quase 270 mil habitantes.
Ontem o Governo da Paraíba chegou a afirmar que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o Corpo de Bombeiros do estado iniciariam uma força tarefa para auxiliar os municípios afetados até o retorno do serviço.
Hoje, inclusive, o presidente da companhia, Marcus Vinícius, se reuniu com o secretário de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do estado, Deusdete Queiroga, para definir a logística de atuação dos órgãos. Porém, muito provavelmente, o plano não precisará (felizmente) ser colocado em prática.
Texto: Pedro Pereira