Após interdição pela manhã, Serra de Ubatuba está liberada – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) fechou a serra entre os municípios de Ubatuba e Taubaté na manhã desta sexta-feira ,8, no km 79, devido ao derramamento de óleo na pista. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o trecho já foi liberado.

Outro alerta para a população de Ubatuba é o reforço emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, de risco hidrológico moderado.

A previsão meteorológica indica continuidade de chuvas isoladas nas próximas horas. Nessas condições, o cenário de risco hidrológico no município pode se agravar, com ocorrência de alagamentos e enxurradas. Os maiores acumulados de chuva são na Praia Dura, Perequê-Açu, Itamambuca e Lagoinha, que acumulam em 72 horas, respectivamente, 26 mm, 20 mm, 13mm e 13mm.

De acordo com o órgão, há possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte.

Além disso, podem ocorrer alagamentos oriundos da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e, consequente, acúmulo de água em ruas, calçadas, córregos e canais na área urbana.

A Defesa Civil de Ubatuba reforça que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar e, por isso, moradores de área de risco já foram conscientizados para redobrar a atenção diante de qualquer sinal que precede o evento natural, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados, pois o deslizamento de massa pode causar danos em residências.

Em caso de emergências, basta acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.