bonitenses vivem expectativa para início do Festival de Inverno – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Na véspera da abertura do tão aguardado Festival de Inverno, a professora Vanusa Recalde, moradora de Bonito, foi conferir de perto, ao lado dos filhos Théo e o Gael, os preparativos na Praça da Liberdade. A ansiedade está no olhar e nas palavras dela.

“Ah, é tudo muito lindo! Eu acho que superou todas as expectativas, esse ano. Está muito lindo mesmo! Esse trabalho, nossa, eu achei muito bonito o trabalho artístico, a decoração”, contou a bonitense. Ela admirou com os filhos as esculturas sustentáveis com formas de animais do Pantanal: tuiuiú, onça e um peixe.

 
 
   

Vanusa contou que irá trazer os alunos para prestigiar o festival, que está em sua 23ª edição, mas nunca esteve tão inserido, como agora, no calendário e nos gostos da população de Bonito, que poderá ver shows e apresentações artísticas nacionais, internacional e também as “pratas da casa”.

Ao longo do festival, vários artistas de Bonito vão se apresentar, incluindo, neste primeiro dia, o Balé Municipal e o Nossas Vozes, MS Mais Bonito, que vai abrir o show de Alexandre Pires. E a população vai estar lá pra ver tudo isso.

“Acho que tem que ser assim, tem que participar mesmo. O bonitense tem que participar. Tanta gente de fora vem prestigiar e o bonitense mesmo não participava. Desde pequenininho já estou trabalhando isso com as crianças. No futuro próximo, o Festival também vai fazer parte da vida delas”, avaliou a pedagoga.

Ela conta que a expectativa maior, inclusive dos turistas, é para o show de hoje à noite. “Ah, todos os shows são muito esperados, mas o que está todo mundo comentando é o Alexandre Pires. Todo mundo que vem de fora pergunta: ‘vai (mesmo) ter o Alexandre Pires?’ Vai ter. Então, eu acho que o que está mais chamando o público é o Alexandre Pires”.

Festival para a família

Os bonitenses já aprovaram o Festival Bonitinho, inovação da edição de 2023 que continua neste ano e consolida o evento como uma grande festa para a família inteira curtir. O Bonitinho tem uma programação toda voltada para as crianças.

É diversão garantida para a “tropinha” de Gleice Pereira, os filhos de 5 e de 1 ano e meio, que foram apreciar a arrumação da Praça da Liberdade. “Estou realmente encantada! Fazia um tempo que eu não via Bonito tão alegre, tão divertido como está. A programação também, está ótima agora com o Bonitinho, pras crianças. Para a gente que tem filho é bem importante, já separei alguns dias pra poder levar as crianças. Estou adorando a decoração, o espaço, estou achando bem, bem encantador, com certeza!”, conta Gleice.

“Os bonitenses estão gostando, com certeza. É um evento para a cidade, é um evento para quem é do Estado, é um evento para quem vem de fora e eu acredito que todos vão aproveitar”, prossegue.

Ela quer aproveitar toda a programação com a família, incluindo os shows nacionais, se as crianças deixarem. “Eu gosto de tudo. Quero tentar ir no Alexandre, quero no Zé Ramalho, na Sandra Sá também. Na verdade, quero ir todos os dias, agora se essas crianças vão deixar… No ano passado eu não pude, eu vim durante o dia, mas a noite eu não pude ir nos shows porque estava com a bebezinha pequena em casa. Agora vamos a família toda, vem todo mundo, com certeza. O festival é para família, para adulto, criança, para todo tipo de pessoa”.

O bonitense Leandro Dias tem um trabalho formal durante o dia e à noite vai para a Praça da Liberdade vender brinquedos infantis. É uma renda a mais e uma oportunidade de aproveitar as atrações.

“Praticamente eu acompanho desde o início da montagem. A gente aguarda com muita expectativa esse momento, que é um evento grande, nível nacional. Eu sempre estou acompanhando. Eu já trabalho aqui há dez anos, tenho visto outros festivais, mas eu acredito que pós-pandemia, esse está sendo o grande ‘boom’ do momento, é o Festival de Inverno de 2024. E a gente está se preparando praticamente o ano todo para esse evento. Acredito que vai ser o evento do ano”, finaliza.

Assim como influencia na vida dele, o Festival de Inverno movimenta toda a cidade, gerando emprego e renda para todos os setores, incluindo economia criativa, hotéis, pousadas, restaurantes e outros. O evento vai até 25 de agosto.

Paulo Fernandes, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende