com selo amigo da criança, Hospital Regional é exemplo de incentivo à amamentação – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Referência no cuidado com mães e bebês, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) acolhe famílias de todo o Estado e cumpre 10 passos para o sucesso no aleitamento materno, estabelecidos pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde. Com a chegada de mais um ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação, ações de orientação reforçam a importância do alimento considerado o mais completo do mundo.

“A amamentação não é fácil no começo. Você pensa mil e uma coisas. ‘Eu não tenho leite’. Aí eles trazem uma equipe toda preparada para te ajudar, para te orientar. A neném precisava ganhar peso e eu pensava que precisava acordá-la toda hora para mamar. E ela estava perdendo peso porque precisava descansar. Aí as enfermeiras orientam, pediatra orienta, fonoaudióloga também. Se tiver dúvidas eles vem de novo, explicam. Se quiser conversar e só falar. A fono passa todo dia, o que é uma maravilha”, elogia Thaís Vívian Alves Pereira, paciente do HRMS que aos 24 anos acaba de dar à luz uma menina. Ela também é mãe de um menino de 8 anos.

 
 
   

Moradora de São Gabriel do Oeste, na região Norte do Estado, Thaís veio encaminhada pela regulação com alterações no volume de líquido amniótico e nos batimentos cardíacos do bebê. O marido, Danilo Fernandes Rodrigues, acompanha a internação e ajuda nos cuidados com a esposa.

“Ela amamenta de três em três horas. Neste intervalo dá pra descansar um pouquinho. Fico com a neném. Porque a mãe sozinha fica bem difícil”, conta. O casal faz questão de agradecer pelo atendimento. Emocionada, Thaís diz com lágrimas no olhos: “São profissionais que trabalham realmente com o coração. Alguns chegam à noite, tem criança que chora, eles pegam no colo. Cuidam como se fossem filhos deles. Você vê que não é pelo trabalho, é pelo amor mesmo. A forma com que tratam a gente. Se eles vão fazer um exame eles explicam tudo. Isso é muito importante para uma mãe”.

Mãe amamenta bebê no HRMS (Foto: Álvaro Rezende)

O HRMS é a única unidade hospitalar de Campo Grande com o selo Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde. E a certificação foi renovada recentemente com uma série de ações que envolvem desde a sensibilização e treinamento de colaboradores da unidade hospitalar até adequações como a abertura do espaço de acolhimento de gestantes de alto risco no ambulatório, onde são feitas rodas de conversas com as mães.

Neste período do ano, com a chegada do Agosto Dourado, as ações de incentivo ao aleitamento materno são intensificadas. Hospitais e outros instituições da área da saúde fazem campanhas de orientação. O leite humano é importante para o desenvolvimento dos recém-nascidos porque contém todos os nutrientes necessários, além de ser rico em anticorpos que fortalecem o sistema imunológico e previnem infecções. 

“Isso vai repercutir na fase adulta. Os estudos têm mostrado que essas crianças tem menos chance de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis da fase adulta que seriam a obesidade infantil, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e também há um impacto na redução dos casos de asma e até mesmo das alergias”, explica o médico pediatra Haroldo Luiz Lins e Silva.

Ainda segundo ele, temas relacionados à saúde de mães e bebês são constantemente abordados dentro do HRMS. “É uma oportunidade de nós agregarmos valores principalmente junto aos familiares já que nós somos um hospital com livre acesso aos acompanhantes de gestantes e após o parto. Dessa forma nós conseguimos promover o aleitamento materno através de palestras, rodas de amamentação e de instruções à beira leito. Todos os profissionais aqui do hospital já foram capacitados, foram treinados para que deem o melhor no que diz respeito à orientação do aleitamento materno”.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Joilson Francelino, Comunicação HRMS