A cartilha será escrita segundo as diretrizes da linguagem simples – Divulgação
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Educação e a Fiocruz, realiza nesta segunda-feira (18/03) um encontro com familiares assistidos pelas secretarias e pesquisadores sobre síndrome de down para dar início às pesquisas para a elaboração da cartilha educativa sobre o tema. O Dia Internacional da Síndrome de Down – Informar para Conscientizar será um momento de escuta ativa sobre as necessidades e dificuldades do cotidiano dessa parcela da população no Rio. A inscrição é online.
O evento tem como objetivo celebrar o dia 21 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. A partir desse evento, a ENSP/FIOCRUZ, em parceria com os órgãos municipais, desenvolverá a cartilha a ser disponibilizada para toda a rede de atendimento do SUS, Educação e sociedade civil. A cartilha contará com informações desde a chamada “hora da notícia”, quando as famílias recebem a notícia, logo após o nascimento dos seus filhos, até a vida adulta.
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, destacou a necessidade do debate do tema na conscientização da sociedade.
– Eu, como também mãe de pessoa com síndrome de Down de 36 anos, sei que a ação é de extrema relevância, pois mesmo após os avanços que tivemos quanto à participação das pessoas com deficiência na sociedade, ainda estão presentes muitas informações equivocadas quanto às suas capacidades e potencialidades, tornando a vida delas uma corrida cheia de barreiras.
A cartilha será escrita segundo as diretrizes da linguagem simples, contendo ilustrações que complementam o entendimento do conteúdo a ser disponibilizado à sociedade em formato físico e digital, com libras e audiodescrição. Segundo Laís Costa, pesquisadora da Fiocruz, mãe de uma criança com síndrome de down de 10 anos, é necessário ter uma escuta ativa para entender as diversas formas de exclusão que pessoas com síndrome de down e suas famílias atravessam, nas diferentes fases da vida, para gerar informação correta e assertiva sobre esse grupo de pessoas, tão marcado pelos estereótipos de incapacidade.
Além da cartilha, o II Seminário de Emprego Apoiado com o tema – Trabalho: uma estratégia de saúde e bem-estar na vida adulta da pessoa com deficiência intelectual será realizado no dia 19 de março. Os palestrantes convidados para essa ação são: Alexandre Betti, psicólogo, escritor e um dos principais especialistas em emprego apoiado no Brasil, e Flávia Cortinovis, subsecretária Especializada na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A metodologia de emprego apoiado é uma estratégia de equidade para a inclusão laboral da pessoa com deficiência, que necessita de algum tipo de apoio para ingressar e permanecer no mercado de trabalho, e é promovida pela Prefeitura do Rio desde 2022.
A síndrome de down
O dia 21 de março é uma data de luta escolhida em alusão aos 3 cromossomos 21, característica genética das pessoas com síndrome de down. No Brasil, cerca de 1 em cada 700 bebês nascem com essa trissomia, permitindo supor que haja cerca de 270.000 pessoas com síndrome de down vivendo no país.
A parca produção e disseminação de conhecimento, inclusive sobre seus cuidados de saúde, leva pessoas com síndrome de down e seus familiares a riscos e sofrimento desnecessários. Trabalhadores da saúde e da educação, prioritariamente, familiares e pessoas com síndrome de down devem conhecer os cuidados de saúde específicos para esta população, ao mesmo tempo que devem reconhecer que são beneficiárias de todas as linhas de atenção à saúde. A despeito disso, suas necessidades de saúde seguem pouco conhecidas e, como tal, desatendidas; adicionalmente, sua desumanização obstaculiza a produção de conhecimento acessível para esse público sobre as linhas de cuidado à saúde universais.
Serviço:
Dia Internacional da síndrome de Down – Informar para Conscientizar Data: 18 de março de 2024 Horário: das 9h às 12h Local: Auditório da ENSP/FIOCRUZ – Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos Inscrição: https://forms.gle/gron4qo8phnpigYA7
II Seminário de Emprego Apoiado com o tema – Trabalho: uma estratégia de saúde e bem-estar na vida adulta da pessoa com deficiência intelectual Data: 19 de março de 2024 Horário: das 13h às 17h Local: Auditório da ENSP/FIOCRUZ – Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos Link para inscrição: https://forms.gle/p6UQoxMiUuUdYUD89
As vagas são limitadas para ambos os eventos.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Cartilha Dia Internacional da Síndrome de Down Fiocruz parceria seminário Síndrome de Down
Notícias
Fotogaleria: começa a operar nova linha do BRT Transbrasil que liga o Fundão ao Terminal Gentileza
16 de março de 2024
Programa Trabalha Rio estará no Centro, Rocha e Ilha do Governador na próxima semana
16 de março de 2024
CET-Rio monta esquema de trânsito para jogo do Botafogo no Estádio Nilton Santos
16 de março de 2024
Guardas municipais apreendem Kombi conduzida por motorista sem habilitação, na faixa exclusiva da Avenida Brasil
15 de março de 2024
Emprega JUV certifica mais 300 jovens de favelas cariocas
15 de março de 2024