Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), segue realizando atividades em alusão ao tema. O projeto “África em nós”, organizado pela Secult, conta com uma programação especial gratuita, a partir desta terça-feira (28), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, localizado no Parque das Laranjeiras.
As obras do artista Luan Henrique dão início ao projeto, com uma exposição de telas realistas, trabalhadas com tinta acrílica. A mostra estará disponível até o dia 9 de dezembro e tem como objetivo retratar diversas personalidades negras, trazendo representatividade à causa. Nesta sexta-feira e no sábado (1 e 2 de dezembro), a partir das 13h, o público poderá participar de uma oficina gratuita de grafite. Coordenada pelo artista de muros e telas, o BodeSanches, os participantes contarão com o ensino de técnicas e conhecimentos específicos dessa arte.
Seguindo as atividades, no sábado (2), a partir das 16h, será realizado um encontro para debate e reflexão sobre o significado do Dia da Consciência Negra e o movimento no cenário atual. Para isso, EWE, educador social, e King Nino Brown, ícone e historiador do Movimento Hip Hop Nacional e da Black Music, são os convidados especiais para compartilhar suas vivências com o público.
A população presente na programação deste sábado (2) ainda será embalada com muita música e cultura. Isso porque, a partir das 17h, o som ficará por conta de artistas do Samba, Samba Rock, Hip Hop e Black Music, como o rapper Black Hugo, DJ Preto, Seu Maia e Thiago Lopes. Além disso, será realizada uma oficina de Samba Rock, com o professor Alexandre Kafé, da Cia Ponto 3.
A programação é gratuita e aberta a todos. O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99705-6713.