Programação especial para celebrar o Dia do Lobo-guará no Zoológico Municipal de Sorocaba atrai mais de 1.300 pessoas – Agência de Notícias

Mais de 1.300 pessoas que compareceram ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na última quinta-feira (12), tiveram a oportunidade de participar da programação especial educativa para celebrar o Dia Nacional do Lobo-guará (12 de outubro). O objetivo foi de sensibilizar crianças e adultos para a conservação não apenas do lobo-guará, mas também do Cerrado e da natureza como um todo.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

A programação especial contou com a “Tenda do Lobo”, onde os visitantes conheceram um pouco mais sobre as características e curiosidades do lobo-guará, e a “Tenda das aves do Cerrado”, onde as famílias viram de perto algumas espécies taxidermizadas (“empalhadas”) de aves que vivem na mesma floresta que o lobo-guará. Já, no espaço “Divirta-se com o lobo”, as crianças puderam participar de pintura facial, oficina de pintura de máscaras do lobo e oficina de desenhos. Outra atração foi o “Teatro do Lobo-guará”, onde todos assistiram a uma divertida peça de teatro.

A equipe do Zoológico Municipal de Sorocaba também fez a entrega de “presentes” e “bolo” aos lobos-guará, este último preparado com alimentos que fazem parte da dieta da espécie. Esses mimos, oferecidos com muito carinho pelos profissionais do Zoo, são os chamados enriquecimento ambiental, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Eles ocorrem de forma rotineira no Zoológico Municipal e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

 

Fotos: Sema