Dia dos Pais: Rede Municipal de Saúde promove ações para estimular a paternidade saudável – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Marcus Vinicius e Érika comemoram o nascimento da filha Maria Clara – Arquivo de família

Foi às 13h21 da última segunda-feira (7/8) que tudo mudou para Felipe Felix de Lima. O mais novo pai acompanhou o nascimento da filha Júlia na Casa de Parto David Capistrano Filho, da Rede Municipal de Saúde, em Realengo. Desde então, se passaram seis dias para a chegada do domingo (13/8) marcado pelo Dia dos Pais, uma data comemorativa aguardada com expectativa pelo novo papai, presente e participativo desde antes do nascimento do bebê.

Felipe esteve presente às consultas de pré-natal e oficinas sobre cuidados com o bebê na amamentação, no banho e de orientações para o parto. Acompanhar por completo a gravidez da esposa Renata de Almeida e o nascimento da filha foi uma experiência marcante para o novo papai.

– Júlia é a nossa razão e motivação de vida. Está nos dando mais vontade de fazer por ela e por nós, enquanto família. Esse domingo vai ser perfeito, estamos radiantes e certamente teremos um dia incrível – disse Felipe.

Para Marcus Vinicius de Andrade, o Dia dos Pais não vai ser novidade, mas agora vai ser em dose dupla. A pequena Maria Clara também nasceu na Casa de Parto David Capistrano Filho, na madrugada da última terça-feira (8/8). É a segunda filha de Marcus, que acompanhou a esposa Érika de Brites em todo o pré-natal e nas oficinas. Para ele, ser pai não é somente gerar ou criar, mas sim estar presente em todos os momentos importantes dos filhos.

– O nascimento de um filho nos dá um ressignificado à vida. Já o segundo filho é a certeza que estamos no caminho certo da missão de deixar este mundo melhor gerando esses serumaninhos, educando-os para se tornarem cidadãos de bem – declarou o emocionado Marcus, papai também de João Miguel, de 6 anos.

A enfermeira obstétrica e psicóloga Simone dos Santos, há 19 anos trabalhando na casa de parto, diz que o apoio da figura paterna é importante desde o início da gravidez da mãe até a formação do filho. Na unidade, assim como nas maternidades municipais, nas clínicas da família e centros municipais de saúde, ações são realizadas para incentivar a participação do pai e dos respectivos familiares. Um exemplo é a oficina “Parentalidade Saudável” realizada na casa de parto com objetivo de conscientizar adultos de referência da criança no papel da educação.

– Enquanto enfermeira obstétrica e psicóloga com atuação em psicanálise infantil, atendendo também adolescentes, cada vez mais vejo a necessidade de promover uma relação saudável entre filhos e pais. As vantagens desse elo resultam na autoestima da criança, fator este que irá fortalecer a identidade do futuro adulto, quando se tornará independente e seguro em tomadas de decisões – explicou Simone.

Desde a inauguração da Casa de Parto David Capistrano Filho, em 2004, a unidade já realizou, aproximadamente, 3,9 mil partos.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Dia Internacional da Juventude é comemorado com mais de mil atendimentos em ações sociais e prestação de serviços nos Espaços da Juventude

12 de agosto de 2023

CET-Rio monta esquema de trânsito para evento de música na Praia de Copacabana

12 de agosto de 2023

Equipe da Comlurb realizou campanha de incentivo à coleta seletiva em Paciência neste sábado

12 de agosto de 2023

Comlurb prepara operação de limpeza para show, neste domingo, no Parque Madureira

12 de agosto de 2023

Secretaria da Juventude Carioca realiza aulão preparatório para o Encceja 2023

12 de agosto de 2023

< Voltar