Sex 21 abril 2023 07:30 atualizado em Sex 21 abril 2023 08:49
Diário Oficial completa 131 anos e está cada vez mais acessível para os mineiros
Jornal é fonte de consulta para servidores do Governo de Minas e ajuda a dar transparência às ações do Estado e dos municípios
Com o passar dos anos, o Diário Oficial de Minas Gerais – que completa 131 anos nesta sexta-feira (21/4) – se fortalece cada vez mais como fonte de pesquisa para os mineiros. Como principal meio de divulgação das publicações oficiais do Governo do Estado, o Jornal Minas Gerais, gratuito e totalmente digital, está sempre à disposição, seja para um servidor que busca algum documento referente à carreira, seja para aquele município que precisa divulgar um edital, ou mesmo para a população em geral que busca mais informações sobre um decreto, por exemplo. Desde 2019, ano em que se tornou completamente eletrônico, o Diário Oficial do Estado está mais acessível e traz mais transparência para as informações divulgadas. São, em média, 3 milhões de acessos por ano. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, mais de 1 milhão de acessos já foram registrados. Para o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, devem ser comemorados, além da data, os avanços do jornal. "O Diário Oficial faz parte da história de Minas. As mudanças pelas quais passou – e tem passado – nos últimos anos serviram para facilitar o acesso da população e o entendimento das informações publicadas”, afirma. Divulgação e pesquisa Em www.jornalminasgerais.mg.gov.br, é possível encontrar o acervo histórico digitalizado. Já está disponível o conteúdo desde a primeira publicação até o ano de 1943, além de edições mais atuais veiculadas a partir do ano de 2010. Uma equipe vem trabalhando de forma cuidadosa para que as edições de 1944 a 2009 também sejam disponibilizadas para a população. No estado, o Jornal Minas Gerais também é bastante utilizado pelas cidades mineiras. Na aba “Diário dos Municípios Mineiros” são publicados assuntos de interesse público. O caderno vem passando por melhorias constantes, que facilitam o acesso às informações divulgadas pelos municípios mineiros.
131 anos de história A primeira edição do Diário Oficial foi publicada em 21 de abril de 1892, em homenagem ao centenário da morte de Tiradentes. O Jornal Minas Gerais é o instrumento responsável por dar publicidade aos atos de governo e demais matérias de interesse público, em observância aos princípios constitucionais e em conformidade com artigo 1º da Lei 19.429/2011, que determina as diretrizes de publicação dos atos. No ritmo das transformações tecnológicas, a produção evoluiu dos antigos clichês, passando pela máquina linotipo e pela impressão em off-set, e, desde março de 2019, também com o nome de Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais (DOMG-e), ele é completamente eletrônico, com assinatura digital que atende aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Já foram publicadas no Diário Oficial matérias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, por meio delas, foi contada parte da história do Estado, não apenas pelos registros normativos e administrativos: a publicação documentou fatos nacionais e internacionais, posses de governadores, suas respectivas biografias, eventos e acontecimentos que interferiram nos contextos político, econômico e social nos quais a sociedade mineira estava inserida.