Postos digitais do Poupatempo superam a marca de 10 mil atendimentos | Governo do Estado de São Paulo

Com formato inovador, voltado exclusivamente para atendimentos eletrônicos, os postos 100% digitais do Poupatempo já ultrapassam os 10,2 mil serviços prestados. São mais de 6,1 mil atendimentos registrados em quatro unidades da capital e 4,1 mil em Campinas.

As unidades mais recentes, localizadas nos terminais Carrão e Santana, foram inauguradas há pouco mais de dois meses e contabilizam aproximadamente 1 mil atendimentos. 

Os postos digitais são os únicos que dispensam agendamento prévio de data e horário. Eles oferecem totens de autoatendimento, computadores e tablets para que as pessoas concluam solicitações de maneira autônoma. 

Os espaços também oferecem conexão wi-fi para quem prefere acessar os serviços do Poupatempo pelo próprio celular e contam com colaboradores de prontidão para auxiliar e tirar dúvidas durante todo o horário de funcionamento, que pode variar de acordo com a localidade. 

Além das unidades de Carrão e Santana, a capital também conta com os postos CREA e Piraporinha Digital. No interior, Campinas ganhou um posto digital no centro da cidade, junto ao Paço Municipal. 

Os totens existentes nos postos possuem leitor biométrico para agilizar pedidos de documentos como RG e CNH, além de scanner integrado para digitalizar documentações, certidões e comprovantes exigidos por vários serviços. 

Outras opções online para atender a população a qualquer hora e de qualquer lugar são o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e o assistente virtual “P”, disponível tanto no portal como no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. 

Pelos canais digitais do Poupatempo, já é possível acessar cerca de 260 serviços eletrônicos. Entre os mais procurados, estão pesquisa de pontos na CNH, débitos de veículos, renovação de CNH, licenciamento, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e emissão do atestado de antecedentes criminais.