A Prefeitura de Sorocaba, representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo, e pelo diretor de Área da pasta, Bruno Santana, visitaram, na segunda-feira (6), a empresa Emerson, para acompanhar a inauguração de um sistema de energia solar de teto nas instalações da companhia na cidade de Sorocaba. Na ocasião, foram discutidas formas de parceria para qualificação profissional, demanda apresentada que vai, desde o trabalho com medições de peças e controle de qualidade, até o curso superior na área de Engenharia.
A Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) oferece cursos com essas qualificações profissionais, que contribuem para o aprimoramento no desempenho prático (confira aqui: cursos de formação profissional). “A Emerson estima ampliar suas plataformas de petróleo em Búzios (RJ) e ampliará, no futuro, o número de profissionais que atuam nesse setor. Para tanto, a Uniten contribuirá para essa qualificação, por meio de seus cursos profissionalizantes”, explica o secretário da Sedettur.
Ação sustentável
A Emerson estabeleceu sua sede principal no Brasil em Sorocaba, em 1972, e atualmente conta com mais de 400 profissionais nessa unidade. Na ocasião, foi apresentada a instalação do sistema de energia solar, que fornecerá até 70% da eletricidade que o site de manufatura da empresa requer para o funcionamento no local. Ao aumentar o uso de energia renovável, as instalações de Sorocaba estão apoiando os esforços da Emerson em reduzir, para o menor possível, as emissões de gases do efeito estufa (GEE) até 2030.
A instalação contém 1.740 painéis solares no teto da sede, para ajudar a reduzir as emissões GEE em até 130 toneladas métricas, por ano. A instalação solar de Sorocaba é uma de 15 operando em sites da Emerson e representa uma das unidades de geração de energia limpa mais importantes da região.
“Esse cuidado ambiental é um modelo para outras empresas, pois, além de visar à questão sustentável com responsabilidade, ainda gera economia de consumo, possibilitando a reaplicação de investimentos em outros campos”, conclui o secretário da Sedettur de Sorocaba.