São Paulo identifica 1ª caso de febre amarela no estado desde 2020
O homem é morador da cidade de Vargem Grande do Sul, próxima a São João da Boa Vista e São José do Rio Pardo, e não estava vacinado contra a doença
Por Folhapress Publicado 27/01/2023 Tempo de leitura estimado: 00:00 Foto: Roberto Gardinalli
A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que um homem de 73 anos foi diagnosticado com febre amarela no último dia 23. Segundo a pasta, ele já teve alta hospitalar.
O homem é morador da cidade de Vargem Grande do Sul, próxima a São João da Boa Vista e São José do Rio Pardo, e não estava vacinado contra a doença.
“Neste momento, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, juntamente com a vigilância municipal, realiza a investigação na região”, afirmou em nota a Secretaria de Saúde de SP.
A pasta também informou que a cobertura vacinal contra a doença está em 64% em São Paulo e destacou que “a importância da vacinação e conscientização sobre a imunização de rotina”. São Paulo viveu um surto de febre amarela entre os anos de 2016 e 2019.
“É importante destacar também que a transmissão da febre amarela não tem participação direta de macacos para seres humanos”.
SINTOMAS E PREVENÇÃO
A febre amarela é uma doença viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre. Os sintomas duram em média três dias.
Em alguns pacientes, o vírus da febre amarela ataca o fígado. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela.
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que em torno de 30% das pessoas que contraem a doença podem morrer, se não forem diagnosticadas precocemente.
Caso tenha tais sintomas, a recomendação é a de que o paciente busque imediatamente atendimento adequado nas unidades de saúde. Já a prevenção ocorre principalmente por meio da vacinação, disponível pelo SUS.
Veja mais
Up2Date
Demissão em massa na Amazon e o projeto ‘Todos Contra o Aedes’ da Unimed
Up2Date
Onde assistir o Mundial de Clubes e as Corridas Unimed Limeira 2023
Limeira
Prefeitura inicia recapeamento da Via Martim Lutero, em Limeira
Limeira
Festival Diversifica acontece neste sábado (28), no Parque Cidade de Limeira
Limeira
Multivacinação terá plantão neste sábado (28) em Limeira
Participe da Programação da Educadora
WhatsApp: (19) 9 9222 5124 Telefone: (19) 2113 5020 Facebook.com/EducadoraAm Instagram.com/EducadoraAm Twitter.com/EducadoraAm