Super Centro de Vacinação de Botafogo completa três anos ampliando acesso à imunização – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A unidade já aplicou mais de 400 mil doses – Edu Kapps/SMS

Ampliar o acesso à vacinação é ampliar o direito à saúde. O Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, nasceu em 28 de janeiro de 2023 e foi consolidado como uma das principais estratégias para ampliar o acesso da população às vacinas no município do Rio. A unidade foi planejada para atender às diferentes rotinas da cidade, oferecendo funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h, de forma a garantir que mais pessoas possam se proteger. Em três anos de funcionamento, a unidade aplicou mais de 400 mil doses das vacinas do calendário de rotina, especiais e campanhas, atendendo todas as faixas etárias. Em média, 45% dessas doses foram aplicadas durante o horário estendido.

— O Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo é um exemplo de como ampliar o acesso protege vidas e fortalece o SUS. O horário estendido e o funcionamento todos os dias da semana fazem diferença real na vida da população e contribuem diretamente para o aumento da cobertura vacinal no município. Comemorar três anos dessa unidade tão importante para a cidade é uma vitória na saúde pública —, destaca o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

Com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), a unidade também ampliou o atendimento a crianças e adultos com quadros clínicos especiais e com histórico de evento pós-vacinal ou de alergia a algum componente vacinal. O CRIE atua para atender esse público com uma equipe formada por médicos (infectologistas, pediatras e alergistas/imunologistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem e já realizou mais de 74 mil consultas médicas e de enfermagem ao longo desses três anos, reforçando seu papel no cuidado especializado.

— O acesso não se limita à porta aberta. Ele envolve acolhimento, orientação e atendimento especializado. Cada dose aplicada representa uma oportunidade de cuidado garantida à população, e isso só é possível graças ao trabalho diário e sensível das nossas equipes, que acolhem, orientam e protegem pessoas de todas as idades. Mais do que números, esses três anos representam cuidado contínuo com a população —, diz a diretora da unidade, Adriana Desterro.

Instalado em um prédio histórico, onde funcionou o Desinfectório de Botafogo, inaugurado em 1905, o Super Centro também carrega a memória da saúde pública brasileira. O local integrou um dos primeiros projetos liderados por Oswaldo Cruz e teve papel central no combate à peste bubônica, à febre amarela e funcionou também como ponto de vacinação durante a campanha contra a varíola. O espaço tem mais de um século de contribuição à saúde pública e segue fazendo história com a oferta de vacinação de forma ampliada para a população da cidade.

Hoje, a cidade do Rio conta com outras duas unidades do Super Centro de Vacinação, no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste, e no Shopping Nova América, na Zona Norte. As duas unidades também oferecem atendimento ampliado, de domingo a domingo, de acordo com o horário de funcionamento dos centros comerciais. A estratégia reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a ampliação do acesso à imunização, contribuindo para o aumento das coberturas vacinais na cidade.

Categoria:

  • 28 de janeiro de 2026
  • Marcações: Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais imunização Super Centro de Vacinação de Botafogo vacinação