Daremos tudo por cada filipino que sonha – LNF

No mês seguinte, Tolentin estreou com a Filipina5 nas eliminatórias da Copa Asiática de Futsal Feminino da AFC, marcando um gol na vitória por 4 a 1 sobre o Kuwait.

“Naquela época, esse era realmente o meu objetivo pessoal”, disse a jogadora de 25 anos. “Eu estava incrivelmente ansiosa para marcar, porque eu realmente queria marcar pelo meu país. Fiquei muito feliz quando consegui.”

Dionesa Tolentin em ação pela seleção | Foto: FIFA

Tolentin agora tem novos objetivos. Ela quer marcar gols na Copa do Mundo, ajudar a inspirar jovens jogadoras de futsal filipinas e ajudar a equipe de Rafa Merino a ter sucesso. Elas têm Polônia, Marrocos e Argentina como companhia no Grupo A.

“Este é definitivamente um grupo difícil, mas desafiador, mas vamos trabalhar e treinar duro para mostrar do que somos capazes”, disse Tolentin. “Esta seleção filipina pode ser nova, mas temos a garra e a vontade de aprender coisas novas todos os dias. Temos treinado todos os dias nos últimos meses e estamos prontas para encarar este novo desafio e representar nosso país.”

“Nosso objetivo é vencer. Queremos ter um bom desempenho, mostrar que podemos ser novas, mas temos algo a provar. Espero que nossas atuações possam inspirar jovens que têm esperanças de se tornar jogadoras de futsal. Agora há um palco mundial para elas. Elas também podem trabalhar para atingir esse objetivo.”

| Foto: FIFA

Uma garota que Tolentin acredita ser fundamental para as esperanças das Filipinas é Isabella Flanigan. A atacante impressionou aos 18 anos na Austrália e Nova Zelândia 2023 e também se destaca nas quadras.

“Todas podem ter um grande impacto, e eu confio em todas, mas vou destacar Bella Flanigan”, disse Tolentin quando questionada sobre qual das pupilas de Merino ela espera que cause o maior impacto. “Isso porque ela joga com muita inteligência, tem um impacto enorme na equipe e também me inspira.”

França é adversária das donas da casa | Foto: FIFA

As Filipinas iniciarão sua campanha em menos de sete semanas. A Polônia será a adversária do evento histórico, em meio a uma atmosfera eletrizante garantida na PhilSports Arena, em Pasig City, na região metropolitana de Manila.

“Como filipina, seria uma grande honra vestir as cores do nosso país e ouvir o nosso hino na Copa do Mundo”, disse Tolentin. “A pressão existe, mas é realmente um privilégio jogar carregando a bandeira do meu país. Sei que é um momento maior do que eu. É pela minha família, por cada filipino que sonha e pelo nosso país. Levarei esse orgulho com humildade e darei o meu melhor em quadra.”

Dionesa Tolentin em ação pela seleção | Foto: FIFA

Tolentin tem certeza de que os turistas que desembarcarem neste arquipélago paradisíaco ficarão encantados. “As Filipinas são conhecidas por serem hospitaleiras”, explicou ela. “Temos uma cultura muito acolhedora e espero que nossos visitantes possam vivenciar isso. Além disso, eles deveriam experimentar nossa comida! Com certeza vão adorar algumas de nossas culinárias.”